Pesquisar por em AM POST

Mundo

Coreias trocam disparos de artilharia na fronteira

Os disparos aconteceram na quinta-feira, 19.

  • Por AM POST

  • 20/08/2015 às 08:36

  • Leitura em dois minutos

As Coreias do Norte e do Sul trocaram disparos na fronteira nesta quinta-feira, depois de o regime de Kim Jong-un ter dado tiros em direção à fronteira sul-coreana da zona desmilitarizada, área de 4 quilômetros de largura e 238 de comprimento que separa as duas nações; foi criada pelas Nações Unidas em 1953 permitindo um cessar-fogo na Guerra da Coreia (1950 – 1953).

A Coreia do Norte disparou com armas de artilharia às 15h25 (3h25 em Brasília) em direção ao território sul-coreano a poucos metros da fronteira na parte oeste da zona desmilitarizada, sem deixar feridos. A ação do Exército Popular norte-coreano foi respondida pelas Forças Armadas da Coreia do Sul com o disparo de projéteis de 155 milímetros rumo ao Norte.

PUBLICIDADE

A Coreia do Sul deu uma ordem de evacuação aos civis da área próxima a zona desmilitarizada e elevou sua preparação militar diante da possibilidade de uma escalada do conflito, segundo o porta-voz de Defesa de Seul. Uma autoridade local disse à agência de notícias Associated Press que cerca de 80 residentes da cidade de Yeoncheon tinham sido evacuados.

A imprensa sul-coreana assinalou a princípio que os disparos do Norte estavam dirigidos contra os alto-falantes colocados por Seul para transmitir mensagens de propaganda ao país vizinho, embora a ação não tenha sido confirmado pelas autoridades sul-coreanas.

A troca de tiros entre Norte e Sul chega uma fase de maior tensão entre as duas Coreias. No último dia 4 dois soldados sul-coreanos ficaram feridos na explosão de três minas. As duas Coreias permanecem tecnicamente em guerra, porque a guerra do início da década de 50 terminou em um armistício, e não um tratado de paz. Os dois lados trocaram tiros na zona desmilitarizada várias vezes nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Fonte: Veja.com

O AM Post apoia a causa autista

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

- Gretchen Stipp

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank