Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cunha prepara novo texto para que a redução da maioridade seja aprovada

A proposta a ser apreciada deve excluir o roubo qualificado e o tráfico de drogas.

Por Hugo Guimarães

01/07/2015 às 15:58

O revés na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que alterava a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes graves não foi o fim da linha para o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nesta quarta-feira, o peemedebista já iniciou negociações para tentar emplacar um texto alternativo nas próximas semanas. É uma articulação similar à adotada quando conseguiu aprovar o financiamento privado de campanhas eleitorais depois de também ter sido derrotado na primeira tentativa de votação.

PUBLICIDADE

A PEC acabou não sendo aprovada nesta terça-feira porque faltaram cinco votos para que o número mínimo de apoios fosse atingido: votaram “sim” 303 deputados, mas eram necessários 308.

Ao chegar hoje à Câmara, Cunha disse que a votação mostrou que “a grande maioria” dos deputados quer a mudança. Ele afirmou ainda que a Casa analisará outras alternativas de redação para o tema. Na prática, isso abre espaço para que uma outra versão da redução da maioridade seja aprovada. A proposta a ser apreciada deve excluir o roubo qualificado e o tráfico de drogas da lista de crimes que permitiriam punição criminal a maiores de 16 anos. Com isso, os defensores da redução da maioridade esperam conquistar os poucos votos necessários para atingir os 308.
“O tema é polêmico e ouvi de alguns deputados que havia crimes demais na lista passível de redução, então podemos esperar um texto mais brando”, disse Cunha. “A verdade é o seguinte: a maioria quer, não atingiu o quórum constitucional, o que significa que o tema está amadurecendo”, emendou.

O peemedebista fez um alerta aos defensores da aprovação de uma proposta ainda mais dura: “Se não passou a parcial, não é a plena que vai passar. Ninguém tem ilusão em relação a isso”.
Cardozo – Eduardo Cunha também partiu para o ataque contra o ministro Eduardo Cardozo (Justiça). Disse que o resultado da votação foi influenciado pela “mentira propagada” pelo ministro. “Ele (Cardozo) usou argumentos mentirosos levantados pelos deputados em plenário”, disse.

Na terça-feira, ao convocar uma reunião com deputados aliados para articular a rejeição da Proposta de Emenda à Constituição, Cardozo disse que avalizar o texto implicaria em mudanças em outras leis. Citou que a permissão para dirigir também seria reduzida para 16 anos e que haveria discussão jurídica para outros temas como idade mínima para consumo de álcool e abrandamento de penas para quem praticar crimes como estupro contra menores.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Da chuva amazônica ao portão de embarque: como proteger documentos, bagagem e horários

Em Manaus e no interior do Amazonas, chuva, umidade e deslocamentos por diferentes modais exigem cuidados extras antes do embarque; veja como proteger documentos, bagagem e itens essenciais.

há 1 hora

Polícia

Jaqueline, suspeita de sequestrar bebê Ayla, é presa após a Ponte Rio Negro em Manaus

Prisão ocorre horas depois de Ayla, de 23 dias, ser encontrada com vida em Manaus.

há 2 horas

Famosos

Anitta ‘incorpora’ no palco e deixa público em choque durante show em São Paulo

Apresentação da cantora, marcada por referências ao candomblé e à umbanda, dividiu opiniões nas redes sociais.

há 2 horas

Polícia

Polícia prende dois suspeitos de envolvimento no sequestro da bebê Ayla em Manaus

Prisões foram confirmadas pelo delegado Ricardo Cunha na noite desta segunda-feira (10).

há 3 horas

Brasil

Daniel Vorcaro tenta terceira delação e defesa quer “resetar” negociação com STF, PF e PGR

Estratégia prevê ampliar o acesso dos advogados ao ex-banqueiro e reconstruir a proposta de colaboração.

há 4 horas