Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Datafolha aponta que 87% são favoráveis à redução da maioridade penal

O percentual é o maior já registrado na comparação com estudos anteriores.

Por Hugo Guimarães

15/04/2015 às 12:20

Fonte: Exame.com

Um levantamento realizado pelo Datafolha, instituto de pesquisa do Grupo Folha, apontou que 87% dos brasileiros são a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, o percentual é o maior já registrado na comparação com estudos anteriores sobre o mesmo tema. Nos anos de 2003 e 2006, pesquisas apontaram que 84% eram a favor da redução da idade.

Ainda segundo o Datafolha, os que são contras a mudança somam 11% – mesmo percentual da última pesquisa. Indiferentes e que não souberam responder totalizam 2%.

Em algumas regiões do país, como Centro-Oeste e o Norte, o percentual de pessoas favoráveis à redução da maioridade penal ultrapassa 90%.

Já a maior rejeição à proposta, de acordo com o levantamento, está entre pessoas mais escolarizadas, 23%, ou com renda superior a dez salários mínimos, 25%.

A pesquisa do Datafolha foi realizada na última semana, entre os dias 9 e 10 de abril, e ouviu 2.874 pessoas de 171 cidades diferentes.

A PEC

PUBLICIDADE

No final de março, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou por 42 votos a 17 a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, de 1993, que defende a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Com a decisão, a partir de então será criada uma comissão especial que debaterá o assunto por cerca de 40 sessões antes que o tema seja levado ao plenário. Antes de passar a vigorar, a proposta terá que ser votada na Câmara e no Senado.

A PEC que defende a redução usa até mesmo trechos da Bíblia para justificar o pedido de mudança na lei. O documento de duas páginas em três momentos diferentes faz menção a trechos bíblicos.

Um deles, do Antigo Testamento, fala sobre a responsabilidade da alma sem que a idade seja levada em consideração: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez. 18).

“A partir da capacidade de cometer o erro, de violar a lei surge a implicação: pode também receber a admoestação proporcional ao delito – castigo”, afirmou ainda o documento.

Em um segundo momento, a PEC também menciona Davi, um personagem bíblico jovem, responsável e completamente capaz de combater o inimigo quando necessário.

Por fim, o documento ainda traz uma passagem de Salomão: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”. Presumindo que uma criança quando educada na época certa nunca precisará ser punida quando mais velha.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

TCE-AM entrega ao TRE lista com 321 gestores que tiveram contas julgadas irregulares

Relação foi encaminhada três dias antes do prazo legal e reúne 417 registros de processos envolvendo gestores públicos do Amazonas.

há 5 minutos

Amazonas

Defensoria Pública oferece atendimento jurídico gratuito em Carauari e Itamarati; veja datas e serviços

Moradores de Carauari e Itamarati poderão receber orientação jurídica sem custos.

há 15 minutos

Braga e JBS

R$ 750 mil em ações da JBS: Patrimônio de Braga expõe investimento em empresa do grupo ligado à Âmbar Energia

Senador e candidato à reeleição informou ao TSE possuir 9.800 ações da JBS N.V.

há 40 minutos

Brasil

Trabalhadores dos Correios fazem assembleia nesta quinta e podem decidir por greve em setembro

Categoria realiza assembleias nesta quinta-feira (13) em meio à insatisfação com o plano de reestruturação da estatal.

há 1 hora

Eleições 2026

Humorista Gustavo Mendes usa paródia de Dilma para provocar Omar Aziz nas redes sociais

Conhecido por interpretar a ex-presidente Dilma Rousseff, humorista publicou vídeos e textos ironizando a candidatura de Omar Aziz e fazendo referências a investigações envolvendo o senador.

há 1 hora