Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Decreto aumenta para 45% o IPI sobre automóveis a diesel

Decreto também altera regime especial de tributação das montadoras.

Por Hugo Guimarães

22/10/2015 às 22:31

As alíquotas do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) incidentes sobre automóveis de fabricação nacional com motor a diesel para até seis passageiros foram aumentadas conforme Decreto 8.544/15 publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22). A alíquota do imposto que estava reduzida a 15% agora passará para 45% até 31 de dezembro de 2017, voltando novamente para 15% em 1.º de janeiro de 2018.

O decreto publicado ainda altera vários trechos da regulamentação do Inovar-Auto, regime especial de tributação concedido a montadoras. O texto, por exemplo, insere novos compromissos que as empresas poderão assumir como condições para adesão ao programa. Entre eles, poderão ser computados para os benefícios do regime os dispêndios das empresas para alcançar a relação de consumo nos motores flex (entre etanol hidratado e gasolina) superior a 75%.

As modificações ainda abrangem, entre outras, questões sobre o uso de crédito presumido de IPI pelas montadoras.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Neymar publica reflexão após polêmica com torcedores do Remo e repercussão internacional

Atacante do Santos compartilhou mensagem sobre exposição pública após discussão no Mangueirão, em Belém, depois da classificação na Copa do Brasil.

há 2 minutos

Brasil

Eduardo Bolsonaro atribui a Lula cancelamento de visto de embaixadora brasileira pelos EUA

Ex-deputado afirmou que decisão do governo Donald Trump é consequência da condução diplomática do governo Lula.

há 6 minutos

Brasil

Defesa de Carla Zambelli recorrerá ao Tribunal de Haia alegando perseguição política após decisão da Justiça italiana

Advogado da ex-deputada afirma que apresentará reclamação ao Tribunal Penal Internacional após Corte de Cassação da Itália.

há 52 minutos

Brasil

Saiba quem é Alfredo Gaspar escolhido para ser vice de Flávio Bolsonaro

Ex-promotor de Justiça e deputado federal por Alagoas, Alfredo Gaspar foi anunciado como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro.

há 1 hora

Tempo e Clima

Calor ganha força em Manaus e agosto marca início do período mais quente do ano

Com a chegada do verão amazônico, especialistas alertam para temperaturas mais elevadas e reforçam cuidados para evitar problemas de saúde.

há 1 hora