A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Deputado quer laudo sobre situação das barragens da Mineração Taboca

Ele vai solicitar ao Departamento Nacional de Produção Mineral um levantamento técnico.

Por Hugo Guimarães

27/11/2015 às 13:42

O deputado Luiz Castro (REDE) disse na quinta-feira (26) que vai solicitar ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) um levantamento técnico da situação das barragens da empresa Mineração Taboca, que explora cassiterita na Vila do Pitinga, em Presidente Figueiredo. Ele participou da cessão de tempo que discutiu a questão das barragens no Amazonas.

PUBLICIDADE

Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Castro defendeu que o DNPM junto com o governo do Estado realizem uma inspeção às barragens. “Precisamos de um laudo técnico sobre a estrutura das barragens, principalmente as de rejeitos da exploração de cassiterita, que contém elementos tóxicos”, ressaltou.

Diante da diretora executiva do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, o deputado Luiz Castro observou que o órgão não possui em seus quadros engenheiros que possam fazer uma avaliação da situação das barragens. “Por sua vez, a mineradora afirma que não há risco, mas precisamos de um relatório que aponte a real situação das barragens, porque em Mariana, a mineradora Samarco afirmava a mesma coisa, até ocorrer esse que é um dos maiores desastres ambientais do país”, destacou o deputado.

Por isso, ele considera importante que o DNPM faça um levantamento técnico isento, a fim de identificar se há risco de vazamentos que possam causar prejuízos às comunidades próximas e ao meio ambiente da região. A Cessão de Tempo foi solicitada pelo presidente da Casa Legislativa, Josué Neto (PSD), que propôs uma visita à Vila do Pitinga para verificar a situação das barragens, localizadas nos rios Uatumã e Alalau.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Amazonastur leva Forbes e Veja ao Festival de Parintins para fortalecer turismo e visibilidade nacional

Jornalistas de grandes revistas destacam experiência turística e protagonismo feminino durante o Festival de Parintins 2026.

há 14 segundos

Amazonas

Nunes Marques rejeita pedido do MPAM para suspender ponto facultativo do TJAM durante Festival de Parintins

Nunes Marques entendeu que o Supremo não tem competência para analisar o caso e determinou o envio da ação ao TJAM.

há 18 minutos

Brasil

Com voto de Fux, STF forma maioria para flexibilizar limite de penduricalhos no Judiciário

Com voto do ministro Luiz Fux, Supremo amplia permissões para pagamento de benefícios a magistrados.

há 49 minutos

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 2 horas

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 2 horas