Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Deputados devem votar maioridade penal até o fim do mês, diz Cunha

Por Hugo Guimarães

01/06/2015 às 18:39

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reafirmou hoje (1°) que pretende votar em plenário até o fim deste mês a proposta de emenda à Constituição (PEC), que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos.

A expectativa de Cunha é que a comissão especial que analisa o texto finalize o trabalho na semana do dia 10 de junho.

PUBLICIDADE

“Votando o relatório na comissão, vou levar ao plenário imediatamente”, disse Cunha.

Ontem (31), o presidente da Câmara já havia postado em seu Twitter que tem a intenção de votar a PEC ainda este mês e, também, que vai sugerir ao relator que seja feito um referendo sobre a redução da maioridade penal para promover um “grande” debate sobre o tema.

Sobre o referendo, ele disse hoje que considera apropriado fazê-lo junto com as eleições de 2016, para poupar gastos. “Seria uma boa ideia, na minha opinião”.

Na avaliação de Cunha, se um jovem pode eleger presidente da República, ele também pode ser responsabilizado por suas atitudes. “Não discuto se é a idade correta ou não, discuto isonomia, direitos e obrigações”.

Hoje, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, reforçou a posição do governo, contrária à redução da maioridade penal.

PUBLICIDADE

Edinho disse que cabe a Eduardo Cunha criar a agenda de debates do Legislativo, mas reiterou que o governo não acredita que a redução da maioridade penal vá reduzir a criminalidade no Brasil.

“Nesse sentido, o governo respeita o Poder Legislativo, mas todos sabem que o governo, a presidente Dilma, tem uma outra posição”, disse o ministro.

Em relação a posição do governo sobre o tema, Eduardo Cunha disse que “isso não é pauta do governo, é pauta da sociedade”.

Em abril, a presidente Dilma Rousseff se manifestou contra a redução da maioridade penal e defendeu mudanças na lei brasileira para ampliar as penas para adultos que aliciam adolescentes para o crime.

Desde o início de abril, uma comissão especial da Câmara dos Deputados debate o mérito das propostas de emenda à Constituição que propõem a redução da maioridade penal.

A comissão terá até 40 sessões para debater o assunto e produzir um relatório, que será votado pelo colegiado e, posteriormente, pelo plenário da Câmara, em dois turnos de votação.

Se aprovada pelos deputados, a proposta será encaminhada ao Senado para apreciação. Para aprovação de uma PEC, são necessários os votos de pelos menos 308 deputados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

MP-AM acompanha plano contra impactos do Super El Niño em Caapiranga

Procedimento busca fiscalizar ações da Prefeitura para prevenir efeitos de estiagem, seca, inundações e queimadas no município.

há 12 minutos

Manaus

Sensação térmica pode passar dos 40°C em bairros de Manaus; veja os mais quentes

Após Manaus registrar a maior temperatura de 2026, levantamento aponta bairros das zonas Leste, Norte e Centro-Sul entre os mais afetados pelas chamadas ilhas de calor.

há 23 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro diz que “colocou uma pedra” nas brigas com Flávio

Ex-primeira-dama e senador gravaram juntos vídeos para a campanha presidencial nesta terça-feira (11), após reconciliação pública.

há 52 minutos

Amazonas

Amazonas tem extremos climáticos com 37°C em Boca do Acre e chuva de granizo em Manicoré

Municípios do sul do Amazonas enfrentaram condições climáticas opostas nesta segunda-feira (10).

há 54 minutos

Polícia

Mãe de bebê sequestrada em Manaus foi dopada e sofreu violência sexual durante cárcere, diz delegado

Segundo a DEHS, vítima foi atraída com promessa de doação de fraldas, recebeu bebida adulterada e permaneceu por cerca de 13 horas em poder dos suspeitos.

há 1 hora