Levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que a taxa anual de desmatamento na área da Amazônia Legal caiu 82%, nos últimos 10 anos. Entre agosto de 2013 e julho de 2014, teve uma queda de 15%, o equivalente a 5.891 km². Os dados foram publicados na última sexta-feira dia (14).
Este valor confirma a segunda menor taxa de desmatamento registrado na Amazônia Legal desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a medir, em 1988.
PUBLICIDADE
A medição é feita entre os meses de agosto e julho porque compreende o chamado “calendário do desmatamento”, relacionado com as chuvas e atividades agrícolas na região, que abrange os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O mapeamento faz parte do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), sistema oficial de medição que analisa 214 imagens de satélite.
Na última década, os Estados que mais reduziram a taxa de desmatamento foram Mato Grosso (-91%), Rondônia (-82%) e Pará (-79%). Os que menos reduziram foram Acre (-58%), Amapá (-33%) e Roraima (-30%). No último período analisado (2013-2014), estes Estados foram os únicos que registraram aumento da área desmatada.