A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Desmatamento na região da Amazônia Legal cai 82%

Rondônia está entre os Estados que mais reduziram o desmatamento

Por Hugo Guimarães

17/08/2015 às 22:00

Levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que a taxa anual de desmatamento na área da Amazônia Legal caiu 82%, nos últimos 10 anos. Entre agosto de 2013 e julho de 2014, teve uma queda de 15%, o equivalente a 5.891 km². Os dados foram publicados na última sexta-feira dia (14).

PUBLICIDADE

Este valor confirma a segunda menor taxa de desmatamento registrado na Amazônia Legal desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a medir, em 1988.

A medição é feita entre os meses de agosto e julho porque compreende o chamado “calendário do desmatamento”, relacionado com as chuvas e atividades agrícolas na região, que abrange os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O mapeamento faz parte do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes), sistema oficial de medição que analisa 214 imagens de satélite.

Na última década, os Estados que mais reduziram a taxa de desmatamento foram Mato Grosso (-91%), Rondônia (-82%) e Pará (-79%). Os que menos reduziram foram Acre (-58%), Amapá (-33%) e Roraima (-30%). No último período analisado (2013-2014), estes Estados foram os únicos que registraram aumento da área desmatada.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

ONU eleva alerta para super El Niño e prevê aumento das temperaturas globais até 2027

Organização Meteorológica Mundial afirma que fenômeno está se fortalecendo no Oceano Pacífico e deve provocar calor recorde e eventos climáticos extremos em diversas regiões do planeta.

há 48 minutos

Amazonas

Sargento da PM é preso suspeito de escoltar mais de 600 kg de drogas no interior do Amazonas

Policial militar foi detido durante operação em Coari. Ao todo, 603 quilos de skunk, armas e munições foram apreendidos; outras seis pessoas também foram presas.

há 1 hora

Esporte

Copa do Mundo 2026: Oitavas de final começam neste sábado; confira os confrontos

Fase eliminatória tem início com dois jogos neste sábado. Brasil entra em campo no domingo contra a Noruega em busca de vaga nas quartas de final.

há 2 horas

Manaus

Motociclista fica ferido após bater em ônibus na zona Sul de Manaus

Testemunhas afirmam que a vítima teria avançado o cruzamento; motociclista foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital 28 de Agosto.

há 3 horas