Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Dilma altera lei e inclui Brizola no “Livro dos Heróis da Pátria”

Antes de se filiar ao PT em 2001, a presidente fez parte do PDT, partido de Brizola.

Por Hugo Guimarães

29/12/2015 às 14:48

A presidente Dilma Rousseff alterou uma lei e incluiu o nome de Leonel Brizola no “Livro dos Heróis da Pátria”. A sanção da norma e a homenagem foram publicadas nesta terça-feira, 29, no Diário Oficial da União (DOU).

PUBLICIDADE

Brizola é uma das referências políticas de Dilma. Antes de se filiar ao PT em 2001, a presidente fez parte do PDT, partido que foi fundado pelo político gaúcho.

Para nomear Brizola como “herói da pátria”, a presidente sancionou uma lei aprovada pelo Congresso que altera o tempo necessário para que uma personalidade receba a homenagem de 50 para dez anos após a morte. Brizola morreu em 2004, aos 82 anos.

Já receberam a homenagem nomes como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Getúlio Vargas. O livro, com páginas de aço, fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Brizola teve uma atuação importante na luta contra a ditadura e no período de redemocratização. Em 1989, ficou em terceiro lugar na disputa para a Presidência da República, naquela que foi a primeira eleição direta depois do golpe militar de 1964.

Além de ser governador do Rio Grande do Sul, sua terra natal, Brizola também esteve à frente do governo do Rio de Janeiro, onde fixou residência em meados da década de 60.

PUBLICIDADE

Em 1998, Brizola foi vice da chapa do então candidato do PT Luiz Inácio Lula da Silva. A dupla perdeu a eleição para Fernando Henrique Cardoso.

Em 2002, o PDT fez parte da base aliada que levou Lula ao poder, mas Brizola sempre se manteve crítico ao governo petista.

Fonte: Exame.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Bia Kicis confirma Michelle Bolsonaro na disputa pelo Senado no Distrito Federal

Ex-primeira-dama não participou da convenção do PL por estar realizando exames médicos, mas teve a pré-candidatura ao Senado.

há 7 minutos

Amazonas

Adolescentes desaparecidas em Manaus são localizadas em rodoviária de Porto Velho

As duas jovens de 17 anos desapareceram após saírem para a escola na sexta-feira.

há 41 minutos

Pará

Corrupção: Justiça Federal torna réus investigados por desvio de recursos da pandemia na gestão de Helder Barbalho

Oito denúncias do MPF foram aceitas pela Justiça. Os acusados responderão por supostos desvios de verbas públicas da saúde e da educação

há 1 hora

Esporte

Fifa enfrenta crise: Uefa articula saída de Gianni Infantino após plano bilionário da Copa do Mundo

Presidente da Fifa sofre pressão da Uefa após proposta de vender parte dos direitos comerciais da Copa do Mundo a investidores privados.

há 2 horas

Política

Maria do Carmo pede suspensão de decreto da estiagem no Amazonas; ação pode afetar medidas emergenciais

Maria do Carmo Seffair acionou a Justiça para suspender o decreto estadual que declarou situação de emergência climática e ambiental.

há 3 horas