Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Especialistas não acreditam que Coreia do Norte usou bomba de hidrogênio em teste

‘A explosão deveria ter sido maior’, disse Choi Kang, do Instituto Asan de Estudos Políticos de Seul.

Por Hugo Guimarães

06/01/2016 às 12:11

O anúncio da Coreia do Norte de que detonou com êxito uma bomba de hidrogênio em miniatura deixou céticos os especialistas, que afirmam que a atividade sísmica registrada após a explosão indica que foi utilizado um artefato muito menos potente. Nas últimas semanas, o ditador norte-coreano Kim Jong-un havia dado a entender que estava desenvolvendo uma bomba de hidrogênio ou termonuclear, afirmações que os especialistas também receberam com incredulidade.

PUBLICIDADE

Segundo Crispin Rovere, um especialista em política nuclear e controle de armamentos baseado na Austrália, o terremoto de magnitude de 5,1 detectado nas instalações norte-coreanas de Punggye-ri é muito pequeno para uma bomba como a que Pyongyang anunciou. “Os dados sísmicos que recebemos indicam que a explosão está provavelmente abaixo do que se poderia esperar do teste de uma bomba H”, disse Rovere. “Parece como se tivessem realizado com êxito o teste nuclear, mas sem completar a segunda fase, a da explosão de hidrogênio”, acrescentou.

“Se fosse uma bomba H de verdade, os níveis na escala Richter deveriam ter sido cem vezes mais potentes, chegando a sete ou mais”, disse Bruce Bennett, um especialista em defesa da Rand Corporation. O especialista adverte, no entanto, para o risco de que estas explosões cada vez mais potentes desencadeiem novos terremotos ou radiações, algo que preocupa muito as regiões chinesas fronteiriças com as instalações norte-coreanas.

“Não acredito que tenha sido um teste de bomba de hidrogênio. A explosão deveria ter sido maior se fosse o caso”, reagiu Choi Kang, vice-presidente do Instituto Asan de Estudos Políticos de Seul. As bombas termonucleares usam a fusão de dois núcleos atômicos para gerar uma reação em cadeia e provocar uma explosão muito mais potente que a obtida por fissão.

Novas instalações – A Coreia do Norte afirma, sem que tenha sido possível comprovar, que dispõe de capacidade para atacar os Estados Unidos, algo que os especialistas acreditam ser muito improvável. No entanto, o Instituto de Segurança Internacional e Ciência de Washington advertiu em setembro que a Coreia do Norte está construindo novas instalações no complexo nuclear de Yongbyon. As imagens por satélite sugerem que seriam instalações para separar isótopos capazes de produzir trítio, um componente chave para fabricar bombas termonucleares.

Os primeiros dois testes nucleares da Coreia do Norte, em 2006 e 2009, foram realizados com artefatos de plutônio e acredita-se que o terceiro, em 2013, utilizou urânio como material de fissão. Segundo Seong Chai-Ki, um pesquisador do Instituto Coreano para Análises de Defesa, o teste anunciado nesta quarta-feira é provavelmente um teste de bomba de fissão, a fase prévia à detonação de uma de hidrogênio.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Política

Convenção do PT reúne pouco público em Manaus e esvaziamento chama atenção

Evento da Federação Brasil da Esperança oficializou candidaturas, mas baixa adesão de militantes chamou atenção e repercutiu nas redes sociais.

há 6 minutos

Manaus

Entre gritos e lágrimas: moradores veem incêndio destruir conjunto de casas na zona Norte de Manaus; veja vídeo

Chamas se espalharam rapidamente entre as residências na manhã deste sábado (1º); causas do incêndio ainda são desconhecidas.

há 2 horas

Ajoelhou no milho

Marcelo Ramos fecha com Omar e Braga após ter candidatura barrada e “ajoelha no milho” pela segunda vez

Ex-deputado participou da convenção da federação PT ao lado de Eduardo Braga, que articulou a retirada de sua pré-candidatura ao Senado.

há 2 horas

Amazonas

Mais de 650 produtos impróprios para consumo são apreendidos em supermercados de Manaus

Fiscalização do Procon Manaus encontrou alimentos vencidos, deteriorados, descongelados e armazenados de forma irregular; quatro estabelecimentos foram autuados.

há 3 horas

Supremo em alerta

STF mapeia risco de impeachment e teme que eleições 2026 provoque virada da direita no Senado

Levantamentos internos da Corte avaliam cenários para a composição do Senado a partir de 2027 e o impacto sobre pedidos de impeachment de ministros do Supremo.

há 3 horas