O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Estatais culpam governo Dilma por prejuízos de usinas

As usinas hidrelétricas já contabilizaram um prejuízo de R$ 20 bi.

Por Hugo Guimarães

30/09/2015 às 14:42

Estatais federais responsabilizaram o governo da presidente Dilma Rousseff pela crise energética que o país vem enfrentando. As usinas hidrelétricas já contabilizam um prejuízo de 20 bilhões de reais, valor que elas pagaram para conseguir energia com outros geradores. Dentre as principais críticas, está a de que o governo deixou de tomar providências no ano passado por causa da corrida eleitoral. As informações constam de documentos enviados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foram divulgadas nesta quarta-feira em reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Os documentos tratam da discussão sobre quem vai arcar com os prejuízos das empresas por elas terem sido impedidas de gerar energia para poupar água em um período de estiagem. A Eletrobras, maior estatal do setor, afirma, nos textos, que o programa atual das geradoras não “se deve meramente a condições hidrológicas adversas”, mas a decisões dos gestores do sistema – leia-se, agentes do governo.

PUBLICIDADE

A Eletronorte, por sua vez, argumenta que o governo não tomou medidas “indispensáveis” em 2014 por causa das eleições presidenciais: “A despeito da situação excepcional de crise hidrológica por que passa o país, especialmente no ano de 2014 (em pleno período eleitoral), não foram implementadas, pelo governo, as medidas extraordinárias indispensáveis à manutenção do equilíbrio financeiro do contrato celebrado entre as partes”.

Já Furnas disse que há um “grande desequilíbrio estrutural no setor”, que afeta todas as companhias e produz “efeitos nefastos”. A companhia ainda afirma que os problemas vieram também da falta de leilões de energia e de decisões do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ele cita como exemplo que em diversas semanas entre 2014 e 2015 houve alerta para necessidade de se fazer um racionamento, mas a ONS não o fez.

A Aneel informa que as empresas fizeram “precificação equivocada” e ressalta que o problema é hidrológico, de escassez de chuvas. As companhias conseguiram liminares para não pagar todo o prejuízo pelo déficit na produção de energia. Se a posição delas se manter, a conta dos 20 bilhões de reais será repassada ao consumidor. Esse montante vem da compra de energia – mais cara – do setor termelétrico.

PUBLICIDADE

Fonte: Veja.com

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Aposentados têm até 14 de novembro para aderir ao acordo e receber ressarcimento

Aposentados devem acessar aplicativo ou ir aos Correios para aderir ao acordo e garantir reembolso a partir de 24 de julho.

há 2 minutos

Brasil

Advogado diz que vai acionar a OAB contra Moraes por corte de microfone durante audiência no STF

A situação ocorreu durante o depoimento do general G. Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

há 20 minutos

Política

Frigoríficos do Brasil suspendem produção de carne para os EUA após tarifa de 50%

Exportadores brasileiros alertam para prejuízos milionários com taxação anunciada pelo governo norte-americano

há 22 minutos

Polícia

“Talquinho” é preso após anos foragido da Justiça em Manaus

Márcio Vasconcelos, conhecido como “Talquinho”, havia sido preso em 2014 por tráfico de drogas.

há 29 minutos

Cinema

Stranger Things 5 | Vecna aparece no trailer da temporada final da série

Última temporada chega em três partes entre novembro e dezembro, encerrando a saga dos heróis de Hawkins

há 31 minutos