A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Eventos celebram o dia da Consciência Negra em Manaus

A programação começa às 20h desta quarta-feira.

Por Hugo Guimarães

18/11/2015 às 14:44

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será marcado por uma série de atividades em Manaus. A data que marca a morte de “Zumbi dos Palmares”, escravo líder do Quilombo dos Palmares assassinado em 1695, terá uma programação que contempla homenagens, shows musicais, oficinas, danças e comidas típicas herdadas da cultura negra para lembrar o símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Os eventos têm apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

PUBLICIDADE

A programação começa às 20h desta quarta-feira, 18, vai até sexta-feira, 20, no Teatro Amazonas com o “Personalidades Negras Festival de Cultura Negra”, evento promovido pelo Ganga Zumba em parceria com o Coletivo Difusão, que homenageará às personalidades negras do Estado e do Brasil. No teatro, haverá ainda um show diversificado de cantores regionais.

No dia 19, na unidade da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista, ocorrerão oficinas de turbantes, trançados e maquiagem para pele negra; capoeira e debates sobre a valorização e conscientização da sociedade manauara da igualdade racial, contra discriminações e formas de preconceitos raciais e sociais. A programação começa às 18h e vai até às 22h.

No último dia, 20, encerrando as atividades, haverá comemoração pelos 100 anos do samba, com a presença de músicos, interpretes e cantores locais. A festa será no G.R.C Primos da Ilha, localizado na rua Gaudêncio Ramos, 317, São Francisco (Próximo a igreja católica São Francisco).

Em alusão à data também será realizada uma sessão especial em Homenagem ao dia da Consciência Negra, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), no dia 19, e, no dia 20, um grande show no bairro da Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus, comunidade que recentemente foi reconhecida como o segundo “Quilombo Urbano do Brasil”, que reúne cerca de 120 descendentes de escravos. No local haverá um circuito de manifestações culturais que referenciam a cultura afro-brasileira, como danças, brincadeiras e o tempero herdado das comidas típicas da cultura negra.

“Nunca deixamos de comemorar esse dia na comunidade, sempre fizemos algo pequeno, mais pra comunidade mesmo, e com o apoio da Manauscult podemos organizar um evento mais extenso e maior que seja aberto para todos que desejam comemorar esse dia e nossa história”, disse coordenadora do evento, Jamily Souza.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Última noite do Festival de Parintins 2026 promete disputa histórica entre Garantido e Caprichoso

Após duas noites de apresentações, bois-bumbás voltam ao Bumbódromo para a última disputa antes da apuração.

há 1 minuto

Esporte

Brasil deve repetir escalação contra o Japão em duelo decisivo pelas oitavas da Copa do Mundo

Técnico Carlo Ancelotti prepara a Seleção Brasileira para enfrentar os japoneses na segunda-feira (29), em Houston, com a mesma equipe que venceu a Escócia.

há 15 minutos

Parintins

Wilson Lima acompanha segunda noite do Festival de Parintins ao lado das galeras de Caprichoso e Garantido

Ex-governador e pré-candidato ao Senado participou da festa nas arquibancadas do Bumbódromo e destacou a importância das torcidas para o espetáculo.

há 44 minutos

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 23 milhões; veja as dezenas sorteadas

Próximo sorteio será realizado na terça-feira (30).

há 46 minutos

Manaus

Sobe para duas as mortes em acidente entre viatura da Rocam e carro de passeio na Autaz Mirim em Manaus

Everaldo Irineu dos Santos Souza morreu no hospital após o acidente que já havia vitimado sua esposa.

há 1 hora