Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Focus eleva inflação em 2016 e piora cenários de PIB e dólar

Dólar: tanto a projeção para 2015 quanto para 2016 do dólar subiram em 10 centavos.

Por Hugo Guimarães

14/09/2015 às 12:12

Economistas de instituições financeiras deixaram inalteradas as estimativas para a taxa básica de juros no final deste ano e no próximo, mas pioraram a projeção de inflação para 2016 e as perspectivas sobre a economia e o dólar, dias depois da agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixar o rating do Brasil.

PUBLICIDADE

Pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira mostrou que a estimativa para a alta do IPCA para 2016 agora é de avanço de 5,64 por cento, contra 5,58 por cento na semana anterior, sexta piora seguida e afastando-se ainda mais da meta de 4,5 por cento, que tem tolerância de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

Para este ano, a projeção caiu em 0,01 ponto percentual, a 9,28 por cento.

A inflação ao consumidor no Brasil desacelerou com força em agosto, para 0,22 por cento, mas manteve-se acima de 9,5 por cento em 12 meses, no momento em que crescem os riscos associados ao dólar.

No Focus, tanto a projeção para 2015 quanto para 2016 do dólar subiram em 10 centavos, respectivamente para 3,70 e 3,80 reais.

PUBLICIDADE

O próprio BC detectou recente aumento de riscos que têm afetado os preços dos ativos, reforçando a mensagem sobre a necessidade de uma postura vigilante em meio ao período de ajustes na economia, abrindo o caminho para subir os juros básicos.

O Focus desta última semana foi fechado dois dias depois de a agência de classificação de risco Standard & Poor’s anunciar, na quarta-feira, o corte da nota do Brasil, tirando do país o selo de grau de investimento.

No levantamento, foram mantidas as expectativas para a taxa básica de juros Selic, de 14,25 por cento ao final deste ano e de 12,00 por cento no fim de 2016.

Os analistas consultados também pioraram suas projeções para a economia, vendo agora contração em 2015 de 2,55 por cento, contra 2,44 por cento na pesquisa anterior. Para 2016 a previsão de retração do Produto Interno Bruto (PIB) agora é de 0,60 por cento, sobre 0,50 por cento.

Fonte: Exame.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Patrimônio de Nikolas Ferreira cresce mais de 10 mil% em quatro anos, diz TSE

Deputado federal declarou R$ 3,8 milhões em bens em 2026, contra R$ 36,8 mil informados à Justiça Eleitoral em 2022.

há 14 minutos

Manaus

Primeira Dama Thaisa Cidade destaca informação como ferramenta de proteção às mulheres na abertura do Agosto Lilás em Manaus

Abertura da campanha aconteceu no Parque Rio Negro e marca os 20 anos da Lei Maria da Penha, com ações de conscientização, acolhimento e fortalecimento da rede de proteção.

há 1 hora

Esporte

Governador Roberto Cidade e Ministro Luiz Fux visitam projeto esportivo infantil no Coroado, em Manaus

Espaço atende cerca de 80 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

há 1 hora

Tecnologia

Como os detentores de criptomoedas podem usar a SHRMiner para explorar mais oportunidades de renda e alcançar facilmente um crescimento diário de 4% em seus ativos digitais

SHRMiner amplia plataforma de mineração em nuvem com IA e promete renda passiva para investidores em criptomoedas.

há 2 horas

Polícia

PRF apreende mais de 1 tonelada de drogas escondida em fundo falso de caminhão na BR-364

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

há 9 horas