Veja Mais

Veja Mais


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fórum de Secretários da Amazônia Legal discute captação de recursos para bioeconomia

Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas participa de encontros nacionais, em Florianópolis.

Por Hugo Guimarães

24/08/2023 às 15:33 - Atualizado em 24/08/2023 às 18:32

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) está participando de encontros nacionais com gestores de órgãos estaduais do Meio Ambiente. As agendas começaram na quarta-feira (23/08) e encerram nesta quinta-feira (24/08), em Florianópolis (SC), e contempla encontros, debates e visitas técnicas para alinhamento de atividades integradas e compartilhamento das boas práticas ambientais.

PUBLICIDADE

A comitiva da Sema é formada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e a secretária executiva da pasta, Raquel Said. Na quarta-feira, eles participaram da Reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, iniciativa integrante da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).

Na ocasião, os secretários das pastas ambientais da Amazônia brasileira fizeram um nivelamento nos temas da agenda de cooperação, que inclui diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, além de pautas como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Licenciamento, Fundo Amazônia, combate a crimes ambientais, resultados da Cúpula da Amazônia e o Projeto de Lei que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Os Estados também participaram de um planejamento conjunto com a Secretaria Executiva do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Um dos assuntos em discussão foi o apoio do Consórcio para incentivar o desenvolvimento de iniciativas de bioeconomia no bioma.

“Essa foi uma reunião importante de alinhamento, para o fortalecimento de bioeconomia dos estados, em especial, os investimentos para o mercado de carbono e a parte da bioeconomia voltada para as cadeias produtivas extrativistas. Isso vai ser feito em parceria com o GCF e vai ajudar a captar recursos para essas áreas nos estados da Amazônia Legal”, explicou o secretário Eduardo.

Já nesta quinta-feira (24/08), a Sema Amazonas participa da 114ª Reunião Ordinária da Associação de Entidades de Meio Ambiente (Abema), com a participação da Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares e realização de Câmaras Técnicas voltadas ao ao clima, biodiversidade, entre outras temáticas.

PUBLICIDADE

“O Amazonas já sediou a Reunião Ordinária da Abema, em 2021. Essa modalidade itinerante dos encontros com os gestores ambientais de todo o Brasil é ótima, pois nos permite debater os alcances e limites da política ambiental brasileira nos diferentes biomas, sob diferentes vivências”, completou Taveira.

Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui.

AGENCIA BRASIL

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Traficantes são condenados a até 28 anos por morte da influenciadora Aline Borel no RJ

Segundo o Ministério Público, Aline Borel dos Santos foi confundida por integrantes do Comando Vermelho com uma informante de milicianos rivais e atraída para uma emboscada em Araruama.

há 30 minutos

Amazonas

Família agradece a Wilson Lima pelo Auxílio Estadual e diz que benefício ajuda com gás, remédios e alimentação

Durante visita a Carauari, ex-governador e pré-candidato ao Senado ouviu relatos de beneficiários que afirmam que o Auxílio Estadual.

há 41 minutos

Polícia

Acusação genérica de delegado-geral da PC-AM contra blogs gera reação de jornalistas em Manaus e pedidos de esclarecimento

Durante coletiva sobre a morte de um investigador da Polícia Civil, que há blogs que “vivem de propina” para criticar a corporação.

há 59 minutos

Amazonas

MP investiga atuação do Imtrans após denúncias de abordagens hostis e cobranças em Manacapuru

Relatos enviados ao Ministério Público apontam supostas condutas coercitivas durante fiscalizações e cobranças de até R$ 1,8 mil para liberação de motocicletas apreendidas.

há 1 hora

Mundo

A escalada global: Ataque no mar Cáspio e a sombra da terceira guerra mundial

Ataque no Mar Cáspio amplia a tensão entre Ucrânia, Irã e Rússia.

há 1 hora