A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Instrutor é flagrado com dedos de silicone fraudando aulas de direção em Manaus

Cinco carros de autoescola estavam estacionados quando deveriam estar em aula. E um deles, havia dois dedos de silicone com a digital de um aluno.

Por Hugo Guimarães

30/11/2022 às 19:03

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta-feira (30/11), o instrutor de uma autoescola foi flagrado por fiscais do Detran Amazonas, com dois dedos de silicone dentro do veículo utilizado para as aulas práticas de direção, no Complexo de Exame de Direção Veicular (CEDV), na Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus.

Os moldes de silicone continham a impressão digital de um aluno que deveria estar realizando aulas práticas, mas o veículo estava estacionado. Além desse caso, a fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas ainda flagrou outros quatro veículos com aula aberta, mas que estavam estacionados sem aluno.

“Vimos os veículos parados, mas todos com aulas abertas, ou seja, os alunos deveriam estar em treinamento. Em um dos carros, encontramos dois moldes de silicone com a impressão digital de um aluno”, explicou David Fernandes, diretor técnico do Detran-AM.

De acordo com Fernandes, rotineiramente são feitas fiscalizações na área de treinamento, porém sem nunca haver flagrado tal prática. Com o aumento das denúncias dessa situação, foi montada uma vistoria surpresa, que conseguiu descobrir a ilegalidade.

PUBLICIDADE

O instrutor flagrado, com os moldes de silicone dentro do carro, foi conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Cidade Nova, zona Norte. Ele foi autuado pelo crime de “Inserção de dados falso em sistemas de informações”, previsto no artigo 313-A do Código Penal, cuja pena pode ser de 2 a 12 anos de prisão.

“Esse instrutor vai ser suspenso e será aberto um processo administrativo, tanto para apurar a conduta dele, quanto se houve conivência da autoescola. Os instrutores dos outros quatro carros flagrados com aula aberta, e seus respectivos CFC’s (autoescola), também irão responder processo administrativo que, ao final, após apresentação de ampla defesa, poderão até perder o credenciamento para atuar na área”, explicou o diretor técnico do Detran Amazonas.

Quanto aos alunos que contrataram o esquema fraudulento, todos terão a aula desta quarta-feira cancelada e também responderão a processo administrativo. “Eles podem seguir realizando as aulas práticas normalmente, mas, ao final do processo, se constatado o dolo, terão o processo de habilitação cancelado”, alertou Fernandes.

O processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) requer 20 horas de aulas práticas em veículo de autoescola. Com o sistema de biometria implantado pelo Detran-AM, elas são abertas no sistema por meio da impressão digital do aluno e do instrutor.

“Como sabemos que deve haver mais situações semelhantes, porque a digital é usada para abrir e fechar a aula, vamos intensificar a fiscalização”, reforçou o diretor.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 6 horas

Política

Comitê Anticorrupção cobra transparência e pede acesso a processo de cassação do vereador Rosinaldo Bual na Câmara de Manaus

Entidade quer acompanhar tramitação de representação apresentada após prisão do parlamentar em investigação sobre suposto esquema de rachadinha.

há 7 horas

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 8 horas

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 8 horas

Manaus

Torcedores lotam Rua da Copa no Alvorada para acompanhar jogo da Seleção Brasileira em Manaus

Espaço tradicional da capital amazonense reuniu centenas de pessoas para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.

há 8 horas