O município de Juruá teve o decreto de Emergência aceito hoje, 23, pela Defesa Civil do Amazonas. Por estar geograficamente localizado na parte alta da calha do Juruá, o município foge do ciclo natural de enchente naquela região, normalmente afetada no mês de fevereiro. A cidade sofre a influência direta da calha do Médio Solimões que já está em alerta.
Juruá tem 3.581 pessoas afetadas e vai compor o cronograma de atendimento humanitário da Defesa Civil AM. Ao todo já foram distribuídas 363 toneladas de alimentos não perecíveis, kit´s dormitórios (colchões, redes, mosquiteiros), kit´s de higiene pessoal, medicamentos, filtros de água e hipoclorito de sódio.
PUBLICIDADE
Em todo o Amazonas 22.116 famílias foram afetadas em 19 municípios em anormalidade por conta da cheia (18 em Situação de Emergência e um em Estado de Calamidade Pública).
O Estado também fez o repasse em dinheiro as Prefeituras Municipais de Boca do Acre, Envira, Itamarati e Eirunepé, no valor total de R$ 1, 250 milhão, para ser usado no socorro às vítimas.