Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Líderes da zona do euro chegaram a acordo sobre a crise da Grécia

O acerto abre caminho para um terceiro pacote de resgate à Grécia para os próximos três anos.

Por Hugo Guimarães

13/07/2015 às 11:27 - Atualizado em 13/07/2015 às 11:35

Depois de dezessete horas de discussão, os líderes da zona do euro anunciaram nesta segunda-feira, em Bruxelas, que chegaram a um acordo sobre a crise da Grécia. O fim do impasse foi comunicado pelo presidente do Conselho Europeu Donald Tusk. “A cúpula da zona do euro chegou a um acordo unânime”, disse ele no twitter.

PUBLICIDADE

O acerto abre caminho para um terceiro pacote de resgate à Grécia para os próximos três anos – desde que o governo de Atenas consiga aprovar drásticas reformas de austeridade no país. “Acertamos em princípio que estamos preparados para começar as negociações para levar um programa ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), o que em outras palavras significa continuar o apoio à Grécia”, disse Tusk em entrevista coletiva após a reunião em Bruxelas. Os detalhes do plano não foram divulgados, mas os ministros das Finanças da zona do euro haviam avaliado entre 82 e 86 bilhões de euros o montante necessário para socorrer a Grécia.

O acordo também afasta a possibilidade de saída da Grécia da zona do euro. “A decisão dá à Grécia a chance de se recuperar com o apoio dos parceiros europeus. Ela também evita as consequências sociais, econômicas e políticas que um resultado negativo traria”, destacou Tusk. Para entrar em vigor, o acordo para o resgate precisa ser aprovado pelos Parlamentos de diversos países – incluindo os da Grécia e da Alemanha.

Tsipras – “Nós lutamos uma batalha dura. Nós enfrentamos decisões difíceis”, disse o premiê grego Alexis Tsipras na saída da reunião. O político terá a complicada missão de convencer o Parlamento grego a aprovar até quarta-feira muitas das medidas que foram rejeitadas no referendo de 5 de julho.

O premiê disse que o acordo vai permitir salvaguardar a “estabilidade financeira” do país e manifestou sua esperança de que algumas das medidas pactuadas, como o pacote de investimentos, a renegociação da dívida, ou o ponto final para o debate sobre a saída do euro, ajudem a acalmar os investidores e a resistir às medidas recessivas que o programa inclui. “Acho que o povo reconhece o combate difícil que tivemos e que nesta ocasião o peso das medidas será melhor dividido entre a sociedade.”

Merkel – Depois da reunião, a chanceler alemã Angela Merkel manifestou apoio ao acordo e disse que vai recomendar que o Parlamento de seu país aprove a medida. “As vantagens superam as desvantagens”, declarou. Para a chanceler, o governo grego mostrou “vontade e disposição de realizar reformas”.

PUBLICIDADE

Segundo Merkel, como parte dos compromissos assumidos pela Grécia para zelar pela sustentabilidade da dívida será criado um fundo, supervisionado pela Europa, para utilizar os recursos obtidos com a privatização de 50 bilhões de euros em ativos de empresas públicas gregas.

O presidente francês elogiou a “coragem” de Tsipras nas negociações e qualificou o acerto como uma “decisão histórica” da Europa. “Houve acordo. A Grécia fica no euro. A Europa ganhou”, comemorou ele.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Amazonas

Câmara de Tabatinga nomeia mais de dez assessores após mudar estrutura administrativa

Nomeações para cargos comissionados foram publicadas logo após alteração na lei que reorganizou o quadro da Câmara.

há 36 segundos

Política

Braga declara apoio a ex-prefeito que já foi preso acusado de chefiar organização criminosa e fraudar licitações

Senador elogiou Simão Peixoto durante agendas no interior do Amazonas, apesar do histórico de prisões relacionadas a investigações.

há 15 minutos

Manaus

CIN passa a ser emitida em 12 cartórios de Manaus a partir do dia 13; veja valores e locais

Atendimento será pago e funcionará como alternativa ao serviço gratuito do Governo do Amazonas.

há 21 minutos

Brasil

Fim da ‘taxa das blusinhas’ é prorrogado por mais 60 dias

Davi Alcolumbre prorrogou a validade da medida provisória que zera o imposto de importação sobre compras internacionais de até US$ 50.

há 31 minutos

Amazonas

MP-AM abre seleção para estagiários de nível técnico em Nhamundá; bolsa é de R$ 1 mil

Processo seletivo do Ministério Público do Amazonas oferece duas vagas imediatas e cadastro reserva.

há 37 minutos