Investidores nacionais e internacionais da área de turismo de nove países estão em Manaus, nesta semana, conhecendo os principais atrativos e os cartões postais amazônicos. A cultura, os sabores, as cores e as oportunidades estão na mira dos empresários que estão em busca de incrementar os pacotes turísticos de destinos na América Latina. Na próxima segunda-feira (14), uma rodada de negócios com empresários locais deve selar novas parcerias.
Esta é a primeira edição do Remote Latin América. A abertura aconteceu nesta sexta-feira (11), no Palacete Provincial, um dos prédios históricos que compõem o patrimônio arquitetônico do centro de Manaus. A capital amazonense foi escolhida pelo Grupo Sul Hotels, um dos gigantes do setor que reúne a hotelaria focada exclusivamente em destinos da América Latina. O Amazonas foi escolhido, justamente, pelo interesse estrangeiro e pelas diversas oportunidades que apresenta na área do turismo. O evento é realizado em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
PUBLICIDADE
Além de investidores do Brasil, o grupo é formado também por empresários da Argentina, Chile, Guatemala, Peru, Equador, Bahamas e Ilhas Virgens. Estão participando 60 agências e operadores e operadoras brasileiras e 60 hotéis de toda América Latina. Segundo o organizador do evento, Roberto Bitelman, do Sul Hotels, os investidores foram escolhidos a dedo, ou seja, além da capacidade de investimento, havia a demonstração de grande interesse em diversificar a atuação na região amazônica. O perfil é de hotéis independentes, compradores estrangeiros, formadores de opinião e agências de viagens de alto padrão do Brasil.
“A ideia é fazer uma rodada de negócio, que a gente já conhece por aí, mas com uma série de ingredientes que a tornem mais agradável, produtiva e que gere conexões mais profundas e, com isso, traga resultados de curto, médio e longo prazo. A Amazônia foi o cenário escolhido para essa aventura porque é um cenário perfeito pelo seu isolamento, beleza natural e a imensidão. O foco é a América Latina, o Brasil, mas o principal beneficiário são os produtos que estão aqui no Amazonas. Vai ajudar a promover esse destino tão legal para essas operadoras de viagem e fazer com que vendam melhor”, disse.
Durante o final de semana, eles percorrerão pontos turísticos de Manaus. Passeio de barco, visita ao encontro das águas, flutuantes, hotéis de selva e iniciativas de turismo sustentável realizadas na Região Metropolitana de Manaus também estão no roteiro de visita técnica. Para a presidente da Amazonastur, Oreni Braga, a perspectiva é animadora para a concretização de novos negócios no turismo amazonense. “É um momento importante porque além de conhecer o produto, eles vão poder fazer uma rodada de negócios com nossos agentes e operadores locais. Estamos trabalhando com eles para fortalecer as ações para que eles vendam mais e melhor”, enfatizou.
PUBLICIDADE
A rodada de negócios está marcada para a segunda-feira, 14 de março, às 9h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na Avenida Constantino Nery, ao lado da Arena da Amazônia.