Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministério das Comunicações garante privacidade na internet

Brasileiros e alemães são os mais preocupados com a vigilância na internet.

Por Hugo Guimarães

19/03/2015 às 07:37

Fonte: Akemi Nitahara/Agência Brasil

PUBLICIDADE

O Brasil tem legislação que garante os direitos e liberdades fundamentais, inclusive a privacidade, no ambiente virtual, informou o Ministério das Comunicações, diante da pesquisa da Anistia Internacional, divulgada ontem (17), que aponta os brasileiros e alemães como os povos mais preocupados com a vigilância na internet. De acordo com o órgão, a Lei 12.965, de 23 de abril de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet, busca garantir os direitos assegurados pelo Artigo 5º, Incisos 10 e 12 da Constituição, de privacidade e sigilo das comunicações, na rede mundial de computadores.

O assessor de Direitos Humanos da Anistia Internacional no Brasil, Maurício Santoro, ressaltou que a aprovação do Marco Civil da Internet colocou o país na vanguarda das discussões sobre privacidade na rede. “Com certeza o Marco Civil é de uma importância muito grande. Ele virou uma referência global para esse debate sobre direitos humanos e internet, e ele tem vários dos seus artigos tratando do tema da privacidade”.

Santoro citou como exemplo o caso dos vídeos íntimos, que, segundo ele, virou um problema grave, sobretudo quando há um término do relacionamento e o rapaz coloca um vídeo na rede para expor a ex-namorada. “Hoje, pelo Marco Civil, essa moça poderia requisitar ao site todo esse material, toda essa informação, que pode ser retirada do ar. Antes não havia nada a respeito”, disse.

A nota do ministério diz, também, que a regulamentação da lei ainda está sendo debatida com a sociedade civil, mas que o uso da internet no Brasil “tem como premissa fundamental a garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação do pensamento”. A pasta destaca ainda que o acesso à internet “deve respeitar outros valores como a proteção da privacidade e a preservação da estabilidade, segurança e funcionalidade da rede”.

Sobre a possibilidade de monitoramento de cidadãos brasileiros pelos Estados Unidos, o Ministério das Comunicações diz que o governo condena o monitoramento e espionagem eletrônica “realizadas por qualquer agente econômico ou político, seja governos nacionais ou empresas” e que tem “promovido ampla discussão internacional em torno da proteção à privacidade no ambiente digital”, princípio defendido, inclusive, pela presidenta Dilma Rousseff no discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013.

O órgão informou que, após as denúncias de monitoramento em massa de dados de brasileiros pela agência norte americana de segurança (NSA), o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República coordena um grupo de órgãos brasileiros que trabalham para fortalecer a segurança da informação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

EUA monitoram Moraes por conta de ofensiva contra jornalista Luis Pablo

Segundo o Correio da Manhã, integrantes do governo Trump avaliam internamente que investigação aberta no STF contra Luís Pablo pode representar violação à liberdade de imprensa no Brasil.

há 2 horas

Caiu na rede é post!

Virginia Fonseca deixa posto de rainha de bateria da Grande Rio: “Coração apertado”

Influenciadora anunciou saída nesta quarta-feira (12) e afirmou que busca uma rotina mais tranquila.

há 2 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções ameaça comércios atinge mata na Colônia Terra Nova em Manaus

Comerciantes começaram a retirar materiais com medo de o fogo avançar.

há 3 horas

Manaus

Incêndio atinge área de vegetação próximo à Bola da Suframa em Manaus

Período de calor e baixa umidade aumenta risco de propagação das chamas.

há 4 horas

Amazonas

Família fica ferida após carro bater contra caminhão na AM-010; mulher fica presa às ferragens

Mulher ficou presa às ferragens após colisão envolvendo uma Strada e um caminhão.

há 4 horas