(Foto: Reuters)
A ex-ministra do Planejamento, Miriam Belchior, foi nomeada nesta terça-feira como presidente da Caixa Econômica Federal, o segundo maior banco público do país e a principal instituição em créditos de hipoteca imobiliária, que pretende abrir seu capital no mercado de ações.
PUBLICIDADE
Com 57 anos, Miriam Belchior está no governo desde o início da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Em 2002, ela participou da equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso para o de Lula. Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da Petrobras.
Formada em engenharia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Miriam Belchior tem mestrado em administração pública e governamental da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
A ex-ministra foi casada com o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002.
PUBLICIDADE
Abertura de capital
No comando da Caixa Econômica Federal, a ex-ministra poderá ser a responsável por comandar o processo de abertura de capital da instituição financeira – ou seja, o banco passará a ter ações negociadas na Bolsa de Valores.
PUBLICIDADE
A informação da abertura de capital da Caixa foi dada no fim do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, ela havia dito que esse processo ainda iria demorar.