A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Moraes concede liberdade provisória para 40 presos do 8 de janeiro

Continuam presas 253 pessoas — 67 mulheres e 186 homens

Por Hugo Guimarães

06/05/2023 às 06:14

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória a 26 homens e 14 mulheres que estavam presos por suposto envolvimento nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, em Brasília. O STF os transformou em réus, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) os denunciou.

Dessa maneira, permanecem presas 253 pessoas — 67 mulheres e 186 homens. A decisão baseia-se nos autos da Petição (PET) 10820. Os acusados devem responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e deterioração de patrimônio tombado.

As prisões foram substituídas pelas seguintes medidas cautelares:
Proibição de se ausentar da comarca e recolhimento domiciliar no período noturno e nos finais de semana mediante uso de tornozeleira eletrônica, a ser instalada pela Polícia Federal em Brasília (DF);
Obrigação de se apresentar ao Juízo da Execução da comarca de origem, no prazo de 48 horas, e comparecimento semanal às segundas-feiras;
Proibição de se ausentar do país, com entrega dos passaportes ao Juízo da Execução da comarca de origem, no prazo de cinco dias;
Cancelamento de todos os passaportes emitidos pelo Brasil;
Suspensão imediata de porte de arma de fogo e de certificado de CAC;
Proibição de utilização de redes sociais; e
Proibição de se comunicar com os demais envolvidos, por qualquer meio.

A partir de agora, os réus respondem a uma ação penal pelos crimes citados pela PGR. Depois da apresentação de provas e depoimentos, o STF vai julgar se esses réus são inocentes ou culpados. Moraes é o relator do inquérito.

*Com informação Revista Oeste

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Amazonas pode registrar mais de 100 mm de chuva; veja as áreas com maior previsão

INMET aponta acumulados expressivos no Amazonas, Roraima, Amapá e Pará nos próximos dias.

há 7 minutos

Brasil

EUA criticam condenação de Eduardo Bolsonaro e classificam decisão do STF como perseguição política

Departamento de Estado norte-americano questiona sentença imposta ao ex-deputado; Supremo aponta tentativa de interferência em julgamento sobre trama golpista

há 16 minutos

Polícia

Viúva revela briga com agiota um dia antes de borracheiro ser executado em Manaus

Fabrício da Silva Brandão foi morto a tiros dentro do estabelecimento onde trabalhava; polícia apura motivação do crime.

há 49 minutos

Esporte

Brasil x Haiti na Copa do Mundo 2026: veja a provável escalação de Ancelotti para buscar a primeira vitória

Seleção Brasileira deve ter mudanças no time titular contra o Haiti após empate na estreia do Mundial.

há 60 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade participa da devolução de 47 motocicletas recuperadas no interior do Amazonas

Veículos foram localizados durante operações da Polícia Civil em quatro municípios do estado

há 1 hora