Veja Mais

Veja Mais


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Moraes é eleito para novo mandato no TSE

Ministro assumirá presidência da corte em agosto e organizará eleições.

Por Hugo Guimarães

01/06/2022 às 14:59 - Atualizado em 06/02/2023 às 20:30

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconduziu hoje (1º) Alexandre de Moraes para ocupar o cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por mais dois anos. Com a recondução, Moraes poderá completar o período de quatro anos na Justiça Eleitoral, período máximo de mandato dos integrantes do TSE.

A eleição é uma formalidade de praxe que é feita pelo Supremo. Atualmente, Alexandre de Moraes é vice-presidente do TSE. Em agosto, com a saída de Edson Fachin, atual presidente, Moraes passará a presidir a Corte Eleitoral e comandará a organização as eleições de outubro.

Após a votação simbólica no plenário do STF, o ministro disse que vai trabalhar para garantir a paz e a segurança durante as eleições.

“Que nós possamos continuar preparando as eleições do segundo semestre, como sempre fez a Justiça Eleitoral, eleições tranquilas, limpas e transparentes”, declarou.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico, além de seus substitutos.

Edição: Nádia Franco

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Infraestrutura na Amazônia

Governo anuncia investimento de R$ 500 milhões para garantir navegação nos rios da Amazônia até 2026

Recursos serão destinados a dragagem, sinalização e manutenção das hidrovias; governo estima redução de até 25% no custo do frete com futuras concessões.

há 19 minutos

Polícia

Bandido rouba fortuna em Mounjaro durante assalto em farmácia na zona Norte de Manaus

Assaltante agiu na abertura do estabelecimento na Zona Norte de Manaus, levou R$ 5 mil em espécie e arrancou cabos das câmeras de segurança para impedir identificação.

há 25 minutos

Caçada ao suspeito

Carro usado em golpe contra idoso de 73 anos é apreendido em Manaus; suspeito segue foragido

Veículo foi localizado pela Rocam na Zona Leste da capital; homem já foi identificado e tem mandado de prisão em aberto, segundo a polícia.

há 52 minutos

Brasil

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar uso de vídeo com IA em convenção do PL

Ministro quer saber se ex-presidente autorizou o uso de sua imagem e voz em conteúdo exibido durante evento partidário; decisão pode ter reflexos judiciais e eleitorais.

há 1 hora

Manaus

Botijão de gás pega fogo dentro de apartamento e assusta moradores na Zona Norte de Manaus

Vizinhos arrombaram imóvel após sentirem cheiro de vazamento e usaram extintores para apagar chamas em botija de gás nesta terça-feira (28); ninguém ficou ferido.

há 1 hora