Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

MP pede prisão de dois fiscais da máfia do ISS

O órgão recebeu nova denúncia contra os acusados.

Por Hugo Guimarães

23/10/2015 às 09:30

O Ministério Público do Estado de São Paulo apresentou nova denúncia contra os acusados de integrar a máfia do Imposto sobre Serviços (ISS), por causa de achaques contra o MorumbiShopping. O centro de compras é suspeito de pagar 1,5 milhão de reais a fiscais, para registrar uma área construída menor do que a real no cadastro do município. Foram solicitadas, mais uma vez, a prisão preventiva do ex-subsecretário da Receita Municipal Ronilson Bezerra Rodrigues, apontado como chefe do esquema, e do ex-auditor Luís Alexandre Cardoso de Magalhães.

PUBLICIDADE

O executivo do grupo Multiplan, dona do shopping, que fez pagamentos à máfia, é relacionado no caso como testemunha, assim como outro servidor municipal que participou da cobrança. Na denúncia, o MP afirma que ambos colaboraram com as investigações.

Ao defender a nova prisão dos integrantes do esquema que agiam em São Paulo, o promotor Roberto Bodini afirma que Ronilson agiu contando com “diversos contatos com políticos, dentre eles vereadores e deputados estaduais”, segundo a denúncia. O pedido de prisão diz que “a possibilidade de que [Ronilson] efetue ameaças, mais que possível, é real”.

Já a prisão de Magalhães é baseada em seu comportamento durante as investigações. A denúncia cita o fato de o ex-auditor ter aceitado fazer delação em 2013, quando o esquema foi descoberto, e depois usar “o termo de colaboração premiada para executar crimes de extorsão contra auditores fiscais e integrantes de construtoras para que elas não fossem mencionadas em suas delações”.

Magalhães chegou a ser preso em junho, no momento em que recebia 70.000 reais nessa extorsão. Foi solto pelo juiz Marcos Vieira Morais, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo). Os demais ex-fiscais apontados como membros da máfia, Eduardo Horle Barcellos e Carlos Augusto Di Lallo Leite do Amaral, também foram denunciados, mas não tiveram a prisão solicitada.

O pagamento do shopping aos fiscais, segundo a denúncia, somou 1,5 milhão de reais, e foram feito em parcelas entre 2012 e 2013. De acordo com a investigação do Grupo Especial de Delitos Econômicos (Gedec) e da Controladoria-Geral do Município, um fiscal da Secretaria Municipal de Finanças passou duas semanas apontando irregularidades no shopping, em 2012, após uma reforma, e identificou mezaninos e lojas que não constavam nas plantas liberadas na prefeitura.

PUBLICIDADE

A partir disso, os empresários responsáveis pelo empreendimento passaram a ser achacados, segundo a investigação. A prática se mostrou recorrente e também teria sido aplicada em outros shoppings, que ainda estão sob apuração – o MP tem provas de outros pagamentos.

O advogado Marcio Sayeg, defensor de Ronilson, disse que não sabia da nova acusação. Ele desqualificou as provas do MP. “A delação de Luís Alexandre perdeu todos os efeitos”, afirmou, referindo-se à descoberta de que ele achacava colegas. Quanto à prisão, disse: “Ele [o promotor] pode pedir a prisão quantas vezes quiser. Sempre pede, mas não há motivos para manter meu cliente preso”.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Neymar publica reflexão após polêmica com torcedores do Remo e repercussão internacional

Atacante do Santos compartilhou mensagem sobre exposição pública após discussão no Mangueirão, em Belém, depois da classificação na Copa do Brasil.

há 1 minuto

Brasil

Eduardo Bolsonaro atribui a Lula cancelamento de visto de embaixadora brasileira pelos EUA

Ex-deputado afirmou que decisão do governo Donald Trump é consequência da condução diplomática do governo Lula.

há 5 minutos

Brasil

Defesa de Carla Zambelli recorrerá ao Tribunal de Haia alegando perseguição política após decisão da Justiça italiana

Advogado da ex-deputada afirma que apresentará reclamação ao Tribunal Penal Internacional após Corte de Cassação da Itália.

há 51 minutos

Brasil

Saiba quem é Alfredo Gaspar escolhido para ser vice de Flávio Bolsonaro

Ex-promotor de Justiça e deputado federal por Alagoas, Alfredo Gaspar foi anunciado como candidato a vice-presidente na chapa de Flávio Bolsonaro.

há 1 hora

Tempo e Clima

Calor ganha força em Manaus e agosto marca início do período mais quente do ano

Com a chegada do verão amazônico, especialistas alertam para temperaturas mais elevadas e reforçam cuidados para evitar problemas de saúde.

há 1 hora