Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Nova eleição de conselheiros tutelares acontece neste domingo

Ao todo 166 candidatos vão disputar 45 vagas para conselheiros e 45 para suplentes.

Por Hugo Guimarães

16/11/2015 às 20:44 - Atualizado em 08/12/2015 às 14:25

A eleição para a escolha de conselheiros tutelares de Manaus acontece neste domingo, 22, em todas as zonas da cidade, inclusive na zona rural. Para evitar contratempos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, (Semmasdh) estão somando esforços com outras secretárias e instituições para a realização deste novo pleito. Ao todo 166 candidatos vão disputar as 45 vagas para conselheiros titulares e 45 para suplentes.

PUBLICIDADE

“Teremos 375 urnas distribuídas em 143 escolas de votação, sendo 86 escolas municipais, 55 estaduais, uma federal e o Parque Municipal do Idoso. Nesta quarta-feira (18), em solenidade com o Ministério Público do Estado do Amazonas, todas as urnas serão lacradas. No domingo teremos cerca de três mil pessoas atuando diretamente na eleição e é importante que a população participe deste processo”, afirmou a presidente do CMDCA, Gecilda Albano.

Ela esclarece ainda que foi definida uma data de corte para a impressão dos cadernos de eleitores para a votação. “As pessoas que fizeram a biometria até o dia 30 de outubro irão votar no novo local de votação. Quem fez a biometria depois do dia 30 de outubro deverá se dirigir ao antigo local de votação. Isso foi determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral e acreditamos que irá evitar as situações que aconteceram na primeira eleição”, declarou a presidente do CMDCA. Estima-se que mais de 180 mil pessoas comparecerão aos colégios eleitorais.

Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado. Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária será de 40 horas semanais, além dos plantões, para os eleitos.

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) estará presente durante todo o pleito fiscalizando os locais de votação e coibindo irregularidades como distribuição de santinhos, transporte de eleitores, boca de urna e uso de carro de som.

A escolha dos conselheiros tutelares acontece das 8h às 17h. Os candidatos são eleitos pelo voto popular. Todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral podem votar. Para isso, basta comparecer à seção eleitoral portando documento oficial com foto e o título de eleitor.

A apuração acontecerá no dia seguinte e o resultado oficial deverá ser divulgado após a conclusão de todos os trâmites, que envolvem análise de recursos e denúncias. A posse dos novos conselheiros acontece em janeiro do próximo ano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Urgente: homem leva tiros na cabeça em plena luz do dia em Manaus

Vítima ainda não foi identificada. Crime ocorreu na manhã desta terça-feira (4), na Avenida Tancredo Neves, na Zona Centro-Sul da capital.

há 16 minutos

Tragédia no Interior

Passeio termina em tragédia: homem desaparece após voadeira ser atingida por banzeiro e é encontrado morto no Amazonas

Vítima caiu no rio após embarcação ser atingida por forte ondulação no Paraná de Autazes; outro ocupante conseguiu se salvar.

há 29 minutos

Investigação

Dino autoriza PF a abrir 3ª investigação contra Lulinha por tráfico de influência

Ministro Flávio Dino autorizou a nova investigação, que apura suposto uso da influência do filho do presidente Lula para favorecer empresas parceiras.

há 1 hora

Manaus

Acidente entre carro e motocicleta deixa dois feridos e provoca congestionamento na Avenida das Torres, em Manaus

Colisão ocorreu na manhã desta terça-feira (4), na zona Centro-Sul da capital. Vítimas foram socorridas pelo Samu e trânsito ficou parcialmente interditado.

há 1 hora

Segurança Pública

Dupla é capturada pela polícia após apedrejar ônibus e ferir passageira em Manaus

Homem foi preso e adolescente apreendido após ataque a coletivo da Eucatur no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital.

há 2 horas