Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Recursos de multas de trânsito devem ser revertidos em campanhas educativas, segundo nova Loman

A medida segue o estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro.

Por Hugo Guimarães

17/09/2015 às 11:02 - Atualizado em 17/09/2015 às 11:04

Metade dos recursos arrecadados pelo Município com a cobrança de multas de trânsito deverá ser investidos na promoção de campanhas educativas voltadas à área. É o que determina a Lei Orgânica do Município de Manaus – após a revisão aprovada recentemente. A emenda inserida é de autoria do vereador professor Bibiano.

PUBLICIDADE

A medida segue o estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (art. 320), o qual determina que a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito deve ser aplicada exclusivamente em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. “O que vemos é o uso da receita decorrente das multas para custear despesas com o pagamento de pessoal de órgãos envolvidos com a gestão e a fiscalização de trânsito, o que é uma distorção já que a rigor não estão servindo para tornar o trânsito da cidade mais seguro”, criticou Bibiano.

Para o parlamentar, as campanhas educativas têm por finalidade sensibilizar todos aqueles envolvidos no trânsito para uma mudança de atitude visando a reduzir o alto índice de violência no trânsito. “Muitos acidentes ocorridos no trânsito de nossa cidade poderiam ser evitados. Mas, para isso, é necessária uma mudança de atitude da parte de todos os envolvidos e uma ação mais contundente dos órgãos governamentais”, frisou Bibiano. “Precisamos promover um trânsito mais civilizado e seguro para todos os cidadãos”, completou.

Sinalização
Além do investimento em campanhas educativas, a proposta do parlamentar é que parte desse percentual seja aplicado na melhoria da sinalização de trânsito. A falta de sinalização indicativa antes das faixas de pedestres é um dos problemas constatados. Outras medidas para a melhoria da sinalização de trânsito na cidade precisam ser adotadas, entre as quais, reposição e implantação de novas placas de sinalização vertical, tanto de advertência, como as de regulamentação; e serviços de sinalização horizontal, principalmente, faixas de pedestres.

“Uma cidade bem sinalizada contribui para disciplinar o trânsito e oferece mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, portanto, a Prefeitura precisa adotar medidas urgentes nesse sentido”, advertiu Bibiano, o qual destaca esperar que a Prefeitura cumpra efetivamente a nova lei.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

PRF apreende mais de 1 tonelada de drogas escondida em fundo falso de caminhão na BR-364

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas.

há 5 horas

Política

David Almeida rebate acusação de Marcos Rotta: “Não tem punhalada; o Avante não tem candidato ao Senado”

Candidato ao Governo do Amazonas afirma que Avante não tem candidato ao Senado e diz que apoio a Braga partiu do prefeito de Manaus.

há 7 horas

Manaus

Justiça manda monitorar com tornozeleira homem investigado por perseguir estudante em Manaus

Investigado por stalking está proibido de se aproximar da jovem, de familiares e testemunhas.

há 7 horas

Política

David Almeida confirma participação no primeiro debate para o Governo do Amazonas na Band

Candidato do Avante estará no debate neste domingo (9), com transmissão pela TV, rádio, BandPlay e YouTube.

há 7 horas