O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Nova operação da PF investiga desvios na Petrobras desde 1997

Segundo nota da PF, a investigação começou antes da Operação Lava Jato.

Por Hugo Guimarães

17/12/2015 às 09:25

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a operação Sangue Negro, que apura suspeitas de desvio de dinheiro na obtenção de contratos da Petrobras que teriam ocorrido desde 1997. Segundo nota da PF, a investigação começou antes da Operação Lava Jato, que também apura um esquema de corrupção montado na estatal brasileira, e tem alvos em comum. Ao todo, a polícia cumpre nove mandados judiciais: quatro de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Angra (RJ) e Curitiba.

Dois dos mandados de prisão foram expedidos contra pessoas já presas pela Lava Jato em Curitiba. São elas: o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, que é ligado ao PT; e o ex-diretor da área Internacional Jorge Zelada.

PUBLICIDADE

A Sangue Negro mira contratos firmados entre a Petrobras e a empresa holandesa SBM Offshore, uma das maiores fabricantes de plataformas marítimas de exploração de petróleo do mundo. Segundo a PF, uma empresa que fazia a ponte entre as duas companhias recebia repasses da ordem de 3% a 5% dos contratos. “Esse dinheiro retornava em forma de pagamento de propinas”, disse a PF.

A operação investiga crimes de sonegação fiscal, evasão de divisas, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, entre outros.

SBM
A multinacional holandesa contrói e opera plataformas para petroleiras do mundo todo. No Brasil, a empresa tem contratos com a Petrobras que somam pelo menos 27 bilhões de reais. A relação comercial entre as duas empresas começou em 1996.

PUBLICIDADE

Em delação premiada à força-tarefa da Lava Jato, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco relatou que a empresa holandesa pagava propina em troca de benefícios em licitações. Barusco confessou ainda que pediu a Júlio Faerman, representante da SBM no Brasil, que desse um “reforço” de 300.000 dólares para a campanha presidencial da presidente Dilma Rousseff em 2010. Considerado uma das peças-chaves para desvendar o petrolão, Faerman também assinou um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, no qual concordou em repatriar 54 milhões de dólares que estavam depositados em bancos suíços.

Fonte: Veja.com

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Tecnologia

Vídeo: Veja como será a vida daqui a 100 anos, segundo o robô mais avançado do mundo

Robô humanoide Ameca projeta um futuro com avanços tecnológicos, sustentabilidade e exploração espacial para a humanidade

há 6 minutos

Veja Mais

Menino com síndrome de Crouzon realiza cirurgia reconstrutiva e surpreende com resultado

Criança diagnosticada com síndrome de Crouzon é operada na Grécia e apresenta avanços após procedimento que reestrutura o crânio e a face.

há 15 minutos

Polícia

Veja vídeo: Câmeras de Segurança registram momento em que pai e filho são assassinados a tiros em Manaus

A mãe também cai da moto, mas se levanta rapidamente e corre desesperada em direção à criança.

há 17 minutos

Saúde

6 sintomas de uma má circulação nas pernas que você não deve ignorar

Descubra os sinais mais comuns da má circulação nas pernas, entenda os riscos e saiba quando procurar ajuda médica. Cuide da sua saúde vascular!

há 34 minutos

Mundo

Trump chama retaliação do Irã de “fraca” após ataque com mísseis contra base dos EUA no Catar

Presidente dos EUA disse que quase todos os mísseis foram interceptados e agradeceu ao Irã por ter avisado com antecedência, evitando vítimas.

há 46 minutos