A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Novenário terá distribuição de mudas para estimular uma cidade mais verde

O tradicional novenário acontece no próximo domingo, 29.

Por Hugo Guimarães

27/11/2015 às 13:48

O tradicional novenário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas, que será aberto oficialmente no próximo domingo, 29, às 7h30, na Catedral Metropolitana de Manaus, com missa celebrada pelo arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, contará com um ingrediente extra: mudas de plantas ornamentais e frutíferas serão distribuídas aos fiéis para incentivá-los a participar do grande movimento em favor de uma cidade mais verde, encampado pela Prefeitura de Manaus e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com participação da sociedade civil.

PUBLICIDADE

Aproximadamente 300 mudas de plantas produzidas pelo Programa Manaus Verde e Viva estarão disponíveis para doação ao público. “A prefeitura vem realizando um trabalho intenso de distribuição de mudas, em toda a cidade, por acreditar que o envolvimento da população é fundamental para ampliar os índices de arborização. Com o apoio de movimentos sociais, acreditamos que poderemos promover o incremento da cobertura vegetal da nossa área urbana, seja nas áreas públicas seja nos quintais das residências”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

De janeiro de 2013 a setembro deste ano, a Semmas já distribuiu 283,5 mil mudas em todas as zonas da cidade, como parte da estratégia do Programa Manaus Verde e Viva. Com isso, é possível intensificar o plantio de espécies, principalmente frutíferas e ornamentais. As espécies arbóreas são destinadas à arborização urbana, com plantio em canteiros centrais, passeios públicos, praças e logradouros públicos. As mudas são produzidas no Viveiro Municipal instalado, provisoriamente, em área cedida pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).
MOBILIZAÇÃO MUNDIAL

A celebração de abertura do novenário de Nossa Senhora da Conceiçção será voltada a temas ambientais defendidos pelo Papa Francisco na Enciclica Laudato Laudato Si, aproveitando que nesse mesmo dia haverá a Mobilização Mundial pelo Clima, que tem por objetivo pressionar os líderes mundiais a adotar medidas mais ambiciosas no combate ao aumento da temperatura global.

A mobilização acontece dias antes da 21ª Conferência Pelo Clima (COP21), em Paris, que pretende costurar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, diminuindo o aquecimento global e, em consequência, limitando o aumento da temperatura global em 2 graus Celsius até 2100.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, já aderiu ao Compacto de Prefeitos, a maior coalização global de líderes locais comprometidos em reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), com projetos e programas voltados a esse fim.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Nunes Marques rejeita pedido do MPAM para suspender ponto facultativo do TJAM durante Festival de Parintins

Nunes Marques entendeu que o Supremo não tem competência para analisar o caso e determinou o envio da ação ao TJAM.

há 17 minutos

Brasil

Com voto de Fux, STF forma maioria para flexibilizar limite de penduricalhos no Judiciário

Com voto do ministro Luiz Fux, Supremo amplia permissões para pagamento de benefícios a magistrados.

há 48 minutos

Pará

Vídeo mostra prefeito de Tucuruí ameaçando cortar saúde e educação de aldeia durante protesto indígena

Declaração foi feita durante negociação para liberar a BR-422, bloqueada por indígenas da etnia Assurini em reivindicação ligada ao DNIT.

há 2 horas

Famosos

Marrone da dupla com Bruno surpreende ao dizer em show que é meio gay: “Todo mundo gosta um pouquinho”

Declaração bem-humorada do cantor sertanejo viralizou nas redes sociais.

há 2 horas

Amazonas

Lula confirma que não vai ao Festival de Parintins 2026 e envia mensagem aos torcedores de Caprichoso e Garantido

Presidente gravou um vídeo para o povo amazonense, elogiou o Festival Folclórico de Parintins e afirmou que seu “coração estará” na festa.

há 2 horas