O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Obama chora ao anunciar plano para restringir armas de fogo

A medida muda pouco, mas está no limite do que ele pode fazer sem apoio do Congresso.

Por Hugo Guimarães

06/01/2016 às 09:09 - Atualizado em 06/01/2016 às 09:14

Encaminhando-se para seu último ano de mandato como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama anunciou nesta terça-feira um programa para tentar reduzir o número de tragédias com armas de fogo no país. As medidas, na verdade, mudam pouca coisa, mas estão no limite do que o mandatário pode fazer sem o apoio do Congresso, dominado atualmente pelo Partido Republicano, que é historicamente contrário ao controle do acesso a armamentos nos EUA.

A iniciativa de Obama tem como objetivo dificultar a venda de armas para pessoas com antecedentes criminais ou doenças mentais e não se trata de uma nova lei, mas sim da “clarificação” de uma já existente sobre os chamados “backgrounds checks”, os controles de antecedentes dos interessados em adquirir armas de fogo. Atualmente, essa investigação deve ser feita apenas por lojas físicas, já que uma ambiguidade na legislação vigente permite que comerciantes que vendem armas em feiras e páginas na internet escapem dessa obrigação. A partir de agora, todos terão de cumprir a norma e obter uma licença para operar nesse mercado.

PUBLICIDADE

“Um estudo recente descobriu que uma em cada 30 pessoas que querem comprar armas em um website possui histórico criminal”, declarou Obama. O presidente anunciou as medidas logo após o discurso de uma representante das vítimas do tiroteio na escola Sandy Hook, em Connecticut, que ocorreu em dezembro de 2012 e deixou 27 mortos, incluindo 20 crianças e o próprio atirador, Adam Lanza, de 20 anos. “Hoje não estamos aqui para reagir a um massacre causado por armas, mas para fazer alguma coisa para evitar o próximo”, disse o líder, que chorou ao lembrar da tragédia.

Segundo Obama, mais de 30.000 americanos morrem todos os anos em incidentes envolvendo armas de fogo. “Nós somos o único país desenvolvido na Terra que vê esse tipo de violência em massa acontecer com tanta frequência”, ressaltou. Além disso, Obama acusou o lobby da indústria armamentista de fazer o Congresso de refém. “O lobby das armas pode ter o Congresso como refém, mas não pode ter a América”, afirmou. Seu plano também prevê a melhora dos tratamentos de doenças mentais e sua interligação com o sistema de “background check”, além do incremento nas equipes de verificação técnica do FBI, a polícia federal americana.

Fonte: Veja.com

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Aliado de Bolsonaro diz que Menezes mentiu sobre reunião com ex-presidente em Brasília: “foi pedir para voltar ao PL”

Segundo Kruk, afirma que falou com Bolsonaro e ele desmentiu diretamente a versão de Menezes ao ser questionado sobre a suposta reunião.

há 50 minutos

Brasil

Bolsa Família de julho começa a ser pago nesta sexta-feira (18); confira o calendário

Para ter acesso ao benefício, é necessário que a renda mensal por pessoa da família seja de até R$ 218.

há 55 minutos

Brasil

Estudante de medicina morre após complicações em cirurgia de mamoplastia

Ana Lima, de 20 anos, estava internada desde o dia 7 de julho.

há 1 hora

Amazonas

Chico Preto detona acordo entre Marina Silva e Renan Filho sobre a BR-319: ‘conversa fiada’

Ex-vereador afirma que novo plano para a BR-319 reinicia todo o processo de licenciamento e mantém o Amazonas no atraso.

há 2 horas

Rondônia

BR-364 adotará sistema sem cancela e tarifa por quilômetro rodado; entenda

Sistema de cobrança eletrônica substituirá cabines físicas e promete fluidez no tráfego.

há 2 horas