A partir desta segunda-feira (3), tanto os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) quanto a própria sociedade manauara podem consultar e acompanhar a execução de obras provenientes de emendas apresentadas pelos parlamentares ao Orçamento de 2015 do Executivo Municipal, pelo endereço eletrônico http://emendasparlamentares.manaus.am.gov.br/.
A expectativa do secretário de Finanças do município, Ulisses Tapajós, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Wilker Barreto (PHS), é de que os projetos de obras, que ainda não iniciaram, estejam prontos para licitação até o fim do mês de agosto. “Estamos com mais de 50% das emendas que dispõe sobre obras em licitação.
PUBLICIDADE
Vejo isso como uma grande conquista do parlamento municipal. Vamos agora fazer reuniões todas as quintas-feiras na Semef. E o site é mais uma ferramenta que vem agregar no acompanhamento da execução dessas obras”, afirmou Barreto.
As propostas dos vereadores deram origem a 48 projetos de obra e 56 projetos para eventos e convênios. Para atendê-las, a administração municipal disponibilizou recursos na ordem de R$ 20 milhões. As emendas precisam estar concretizadas até o fim deste ano. Dos 56 projetos, 24 já foram executados, 27 encontram-se em execução e cinco por estarem ligados a Organizações Não Governamentais (ONGs) aguardam para ser implementados.
Dos projetos de obras, dezenove encontram-se em processo de licitação; 15 estão com os projetos de execução prontos e orçamentados; 12 propostas estão no Prourbis para a elaboração dos respectivos projetos de execução. Oito desses projetos estão prontos para serem executados, segundo anunciou o presidente da Comissão Geral de Licitação, Victor Góes, em reunião na última quinta-feira (30).
PUBLICIDADE
“A Câmara vai marcar história ao tirar do papel mais de 54 obras que vão de reforma de feiras, academias ao ar livre e quadras poliesportivas. Então isso é uma agenda positiva. Acredito que até início de outubro as obras que ainda não foram iniciadas aconteçam”, estimou.