Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Operação ‘Portelinha’ reforça o policiamento em comunidade em Iranduba

A ação policial veio após a morte de uma líder comunitária

Por Hugo Guimarães

19/08/2015 às 16:51

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) com as Polícias Civil e Militar realizaram, na manhã desta quarta-feira (19), a “Operação Portelinha”, reforçando o policiamento no local e coibindo conflitos por posse de terras no local.

PUBLICIDADE

Na ação, que seguiu determinação do governador José Melo, participaram policiais do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil, o 31º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Iranduba e a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (8ª CIPM) de Iranduba e policiais da SSP-AM. “Essa ação visa melhorar o policiamento no local, mostrando a presença do Estado e evitando conflitos por conta de disputas de terras”, destacou o secretário executivo de Operações da SSP-AM, Pedro Florêncio.

Ele destacou que a Polícia Militar está mantendo duas viaturas e duas motocicletas para o patrulhamento 24 horas na Comunidade Portelinha e na Serra Baixa. “O principal objetivo é realizar ações de patrulhamento ostensivo e comunitário, para interação com a comunidade, que pode ajudar e consolidar com informações para os inquéritos em andamento”, informou Florêncio.

Durante a manhã, as equipes patrulharam todas as ruas da comunidade, que registrou histórico de disputas de terra entre os comunitários. Além do policiamento ostensivo, o secretário executivo destacou que os policiais visitaram diversas casas e em conversas com os moradores ouviram relatos e reivindicações.

O delegado titular do 31º DIP de Iranduba, Paulo Mavignier, explica que na comunidade moram entre 80 a 100 famílias, mas que a maioria das casas pertence a pessoas que moram em Manaus e que estão em Iranduba apenas no fim de semana. “Essa é uma área que possui terrenos muito valorizados, por isso, a disputa pelas terras. Outras operações serão realizadas, inclusive com a própria prefeitura, para regulamentar a questão da legitimidade dos terrenos”.

Na última terça-feira, dia 18, a Polícia Civil apresentou a dupla envolvida na morte de líder comunitária da comunidade, o caseiro Ronaldo de Paula da Silva, 21, conhecido como “Novo”, e o motorista Adson Dias da Silva, 38, o “Pinguelão”, que foram presos na manhã de segunda-feira, dia 17, durante uma ação conjunta envolvendo policiais civis que atuam na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru e 31ª DIP de Iranduba, municípios a 68 e 27 quilômetros em linha reta de distância, respectivamente, da capital.

As diligências contaram ainda com o apoio de integrantes da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM). As investigações apontam que Ronaldo e Adson participaram do homicídio da líder comunitária Maria das Dores Salvador Priante, ocorrido na noite da última quarta-feira, dia 12.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Mulher de 37 anos é morta com arma branca na Avenida Cosme Ferreira em Manaus

Patrícia Kelly Penha Ferreira morreu após sofrer ferimentos provocados por arma branca.

há 26 minutos

Brasil

Avó, mãe e filha estão entre as quatro vítimas de queda de helicóptero no Rio de Janeiro

Turistas colombianas viajavam juntas em um helicóptero Robinson R44 que caiu na região da Vista Chinesa.

há 55 minutos

Brasil

Lula e Alcolumbre devem se reunir novamente para tentar destravar pautas no Senado

Após meses de distanciamento, presidente da República e presidente do Senado retomam diálogo.

há 1 hora

Esporte

Messi foi alvo de ameaça de atentado durante Copa do Mundo de 2026, aponta relatório

Documentos de centro de cooperação policial liderado pelo FBI revelam ameaças contra jogadores e árbitros durante o Mundial

há 2 horas

Política

Sargento Loiola anuncia pré-candidatura a deputado estadual e defende “nova direita” no Amazonas

Policial ganhou projeção nas redes sociais ao mostrar o cotidiano do trabalho nas ruas e fazer críticas ao sistema de segurança pública.

há 9 horas