A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Pesquisa vai avaliar condições de vida e de saúde de adultos a partir de 50 anos

Manaus foi selecionada para participar da pesquisa.

Por Hugo Guimarães

31/08/2015 às 15:50 - Atualizado em 31/08/2015 às 15:54

O município de Manaus foi selecionado para participar, em âmbito nacional, de uma pesquisa sobre as condições de vida e de saúde de adultos a partir de 50 anos, do Estudo Longitudinal de Saúde e Bem-Estar dos Idosos Brasileiros (Elsi-Brasil). A pesquisa, que teve início nesta segunda-feira, 31, é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

PUBLICIDADE

O trabalho será feito a partir de uma amostra de dez mil indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, residentes em 70 municípios de diferentes regiões do país. Em Manaus, a coordenação do Elsi-Brasil definiu sete setores para a execução da pesquisa: Cidade Nova (zona Norte), Petrópolis e Raiz (zona Sul), Jorge Teixeira, São José e Gilberto Mestrinho (zona Leste) e Alvorada (zona Oeste).

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que a pesquisa pretende identificar como as pessoas estão envelhecendo no Brasil e os resultados irão produzir informações estratégicas que ajudarão na elaboração de políticas públicas para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. “A pesquisa vai permitir que o município de Manaus elabore políticas públicas que estejam focadas na real necessidade das pessoas idosas, melhorando a qualidade da atenção à saúde para as pessoas mais velhas”, destacou Homero de Miranda Leão Neto.

Durante visitas domiciliares nos bairros selecionados, os pesquisadores irão verificar as condições de saúde física e mental da população brasileira com idade igual ou superior a 50 anos, examinar o perfil do uso de serviços de saúde, o nível de bem-estar econômico, social e psicológico, e as formas de contribuição dessa população para a família e a sociedade.

“É importante que a população esteja atenta para receber em casa o pesquisador da Fiocruz, que estará devidamente identificado e treinado para aplicar o questionário. Serão levantadas informações sobre peso e altura, saúde, alimentação, como a pessoa utiliza seu tempo, se é sedentária ou não, enfim, abordará a pessoa de forma integral”, informou a chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, enfermeira Maria Eliny Ribeiro da Rocha.

Se durante as visitas domiciliares, os pesquisadores identificarem que a pessoa entrevistada apresenta alguma alteração em sua saúde, será feito o encaminhamento para o atendimento médico. “As Unidades de Saúde dos bairros onde será realizada a pesquisa já estão informadas e preparadas para atender essa demanda em caso de necessidade”, destaca a enfermeira.

O período de encerramento da pesquisa dependerá do andamento do trabalho de campo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Governador Roberto Cidade entrega segunda etapa da modernização do Hospital Francisca Mendes

Segunda etapa da modernização também inclui novos ambulatórios, reabilitação cardíaca e acompanhamento especializado de pacientes após alta hospitalar.

há 12 minutos

Amazonas

TCU aponta falhas na rastreabilidade de R$ 9 milhões de emendas de Omar Aziz para Coari

Auditoria do Tribunal de Contas da União identificou transferências de recursos de conta específica para contas genéricas da Prefeitura de Coari.

há 27 minutos

Amazonas

Missão do Amazonas resgata 16 gatos presos em apartamento após terremotos na Venezuela

Animais ficaram vários dias sem água e alimento em prédio atingido pelos tremores em La Guaira e foram encontrados debilitados e desidratados.

há 34 minutos

Amazonas

Deputado Mário César Filho leva Ação Laudo Azul a Lábrea com consultas neuropediátricas para crianças com suspeita de autismo

Iniciativa do deputado estadual Mário César Filho ofereceu avaliação especializada para crianças e adolescentes com suspeita de TEA.

há 60 minutos