O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Pesquisadores da Ufam desenvolvem telha sustentável

Além de ser sustentável, será barata e parecida com as disponíveis no mercado.

Por Hugo Guimarães

06/01/2016 às 08:55 - Atualizado em 07/01/2016 às 10:39

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão desenvolvendo o protótipo de uma telha sustentável. Ela é feita, principalmente, com fibras naturais da Amazônia, como a malva e a juta, e com uma argamassa que inclui areia, resíduos de cerâmica e pouco cimento.

Essa composição, segundo o subcoordenador da pesquisa, o doutor em engenharia João de Almeida Melo Filho, dá mais resistência ao material e pode melhorar a sensação térmica nas residências localizadas nas regiões mais quentes do país. “Além de ter menos cimento em sua constituição, ela tem também areia, que se torna um material mais barato, além das fibras naturais. A matriz que utiliza o cimento é muito frágil e as fibras naturais é que vão dar a verdadeira resistência a esse material. O conjunto que a gente chama de “material compósito” vai produzir um material com maior resistência mecânica. E a gente já verificou que tem maior desempenho térmico devido ao uso de resíduos cerâmicos”, garantiu.

PUBLICIDADE

Para o pesquisador, a telha sustentável terá boa aceitação pelos consumidores porque, além de ser mais barata, será parecida com as disponíveis no mercado. João de Almeida acredita que a utilização das fibras naturais para a produção das ecotelhas também vai estimular o trabalho de produtores ribeirinhos. “A gente acredita que o fato de o cultivo dessas fibras ser feito, principalmente, por comunidades ribeirinhas, a utilização dessas fibras no desenvolvimento de um material de construção e a possibilidade de que seja usado em grande escala vai incentivar essas comunidades a produzir e aumentar sua renda.

O pesquisador informou que o protótipo da ecotelha deve ficar pronto em 12 meses. Após esse processo, ele disse que será necessário um patrocínio para adquirir o maquinário destinado à produção em larga escala. O projeto recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. A entidade concede R$ 50 mil, por meio do programa Sinapse da Inovação, para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Fonte: Agência Brasil

PUBLICIDADE

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Amazonas

Ex-prefeito de Rio Preto da Eva é multado pelo TCE-AM por falhas em transparência na gestão pública

Entre as principais falhas estão a ausência de dados obrigatórios e o não cumprimento de prazos legais para atualização nas transparências.

há 3 minutos

Mundo

Nadador da Guarda Costeira resgata 165 pessoas no Texas e é chamado de herói nacional

Scott Ruskan conseguiu pousar sozinho em meio a enchentes e liderou o resgate de crianças presas em acampamento isolado por inundações.

há 10 minutos

Brasil

Dois indígenas morrem em queda de helicóptero na Terra Yanomami

Os dois eram figuras centrais na comunidade.

há 22 minutos

Curiosidades

Jovens que mataram os pais por herança: casos que chocaram o mundo

Crimes cometidos por jovens de classe alta, motivados por herança, desafiaram a justiça e chocaram o mundo. Conheça os detalhes dos casos Richthofen e Menéndez, além do que os motivou.

há 24 minutos

Mundo

Trump afirma que Brasil “não tem sido bom” com os EUA e promete anunciar nova tarifa até quinta-feira

Trump foi direto ao afirmar que o Brasil “não está sendo nada bom para os EUA”.

há 46 minutos