Veja Mais

Veja Mais


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PF investiga digital influencers que ensinavam seguidores a importarem produtos de forma clandestina no AM

O comércio ilegal de produtos eletrônicos é investigado nos estados de GO, TO, MT e AM.

Por Hugo Guimarães

28/11/2024 às 10:53 - Atualizado em 28/11/2024 às 11:27

Notícias de Manaus – A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta quinta-feira (28/11) a Operação Hidden Circuit, com o objetivo de combater os crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de capitais, nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Amazonas.

PUBLICIDADE

A operação de hoje é um desdobramento da Operação Mobile (deflagrada em abril deste ano), iniciada a partir da prisão em flagrante de vários transportadores de mercadorias, especialmente eletrônicos, sem os pagamentos dos devidos tributos.

Aproximadamente 300 policiais federais e 133 servidores da Receita Federal, entre auditores-fiscais e analistas-tributários, cumpriram 76 mandados judiciais de busca e apreensão e de sequestro de veículos.

As investigações revelaram a existência de uma organização criminosa que atuava na importação clandestina, no transporte, depósito e na comercialização nas cidades de Goiânia/GO, Anápolis/GO, Palmas/TO, Manaus/AM e Confresa/MT de produtos eletrônicos oriundos do Paraguai. Contabilizando somente as apreensões de mercadorias realizadas em fases anteriores da operação, chega-se a um montante de aproximadamente de R$ 10 milhões.

A organização criminosa, composta por diversos integrantes, possuía divisão de tarefas especializadas entre seus membros e as empresas envolvidas realizavam movimentação financeira milionária, também utilizando criptomoedas para realizar as transações ilegais e a lavagem de capitais oriundos dos crimes praticados. Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar ao valor de R$ 80 milhões por ano em tributos sonegados, segundo a Receita Federal.

PUBLICIDADE

São alvos da operação, influenciadores digitais que também atuavam como coaches e que se autointitulavam “especialistas” na importação de eletrônicos, ministrando cursos e ensinando seus seguidores a fazerem importação clandestina de produtos sem o recolhimento de impostos, orientando-os, também, a como proceder para “se ocultarem” das autoridades estatais. Esses influencers ostentavam uma vida de luxo na internet, realizando postagens de viagens e de carros importados provenientes dos lucros das atividades ilícitas.

Os investigados irão responder pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de capitais.

O nome da operação se refere ao fluxo ou circuito que a organização criminosa utilizava e que funcionava de maneira oculta das autoridades estatais, descoberto por meio da presente investigação policial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

MileI recusa pedido de desculpas a Lula e petista recorre ao líder chinês Xi Jinping por ligação

Casa Rosada reafirma postura irredutível do presidente argentino e rejeita exigências do Itamaraty; resposta de Brasília inclui ligação direta com o líder chinês no fim de semana.

há 2 segundos

Polícia

Corpo de homem é encontrado em frente a oficina na zona Norte de Manaus; polícia apura causa da morte

Vítima ainda não foi identificada; Polícia Militar isolou a área e aguarda conclusão da perícia para esclarecer o caso.

há 11 minutos

Polícia

Sobrinho é preso após ameaçar a própria tia dentro de casa na zona Oeste de Manaus

Segundo a Polícia Militar, jovem tentou fugir ao perceber a chegada da viatura e foi preso em flagrante na Compensa 2.

há 36 minutos

Política

Em busca de votos, Omar Aziz se alia aos comunistas do PCdoB e arrasta o peso da rejeição da esquerda no Amazonas

Com a aliança, candidatura de Omar Aziz amplia apoio entre partidos que integram a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

há 1 hora

Polícia

Bebê de 1 ano é encontrado sozinho com queimaduras nos pés; mãe é presa por abandono em Manaus

Criança foi encontrada caminhando sozinha em condomínio da zona Norte; Polícia Civil autuou a mãe em flagrante por abandono de incapaz.

há 1 hora