A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Prévia da inflação acumula alta de 10,71% em 2015

A informação é do IBGE divulgada nesta sexta-feira, 18.

Por Hugo Guimarães

18/12/2015 às 09:43

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 1,18% em dezembro, sobre alta de 0,85% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira. Pesquisa da Reuters com economistas estimava alta de 1,11% para o período.

PUBLICIDADE

Com o resultado de dezembro, o IPCA-15 acumulou uma alta de 10,71% este ano, o maior número desde 2002, quando a inflação medida pelo indicador atingiu 11,99%. A taxa de 1,18% registrada pelo IPCA-15 em dezembro também foi a maior para o mês desde 2002, quando ficou em 3,05%.

O resultado mostra que a inflação ultrapassou o teto da meta estabelecida pelo Banco Central (BC), de 6,5%. Além disso, também superou a previsão de economistas do mercado financeiro, que estimavam que o IPCA chegaria ao final de 2015 em alta de 10,61%, segundo o último boletim Focus, divulgado no começo da semana.

Em dezembro, a inflação foi pressionada, sobretudo, pelos grupos alimentação e bebidas (2,02%) e transportes (1,76%). No primeiro grupo, ficaram mais caros produtos como cebola (26,28%), batata-inglesa (18,13%), tomate (17,60%), açúcar refinado (13,74%) e cristal (13,64%), feijão-carioca (5,60%), hortaliças (5,05%), frutas (4,90%) e óleo de soja (4,78%).

Já em transportes, destacaram-se os preços dos combustíveis. O litro da gasolina ficou 2,69% mais caro e o etanol, 7,14%. Também subiram os preços das passagens aéreas (36,54%).

Quanto aos índices regionais, o maior foi o do Rio de Janeiro (1,67%), por influência das contas de energia elétrica, que subiram 8,34%. O menor índice foi o da região metropolitana de Belo Horizonte (0,79%).

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Fraude da Americanas: Justiça bloqueia R$ 54 bilhões e PF amplia investigação sobre rombo bilionário

Nova fase da Operação Disclosure mira ex-executivos, acionistas e reforça apuração sobre um dos maiores escândalos corporativos.

há 11 minutos

Amazonas

Leonardo e Filho do Piseiro comandam a Festa dos Visitantes 2026 em Parintins

Evento reúne música regional, sertanejo e piseiro no Bumbódromo e marca a recepção oficial dos visitantes que chegam para o Festival de Parintins.

há 13 minutos

Caiu na rede é post!

Virginia Fonseca e Vini Jr. reatam namoro e planejam viagem romântica para Ibiza após a Copa

Influenciadora e atacante da Seleção Brasileira voltaram a se relacionar de forma discreta.

há 34 minutos

Brasil

PF mira executivos de Itaú, Bradesco e Santander em nova fase da investigação da fraude bilionária da Americanas

Operação da Polícia Federal amplia apuração sobre o rombo de R$ 24 bilhões e inclui executivos de grandes bancos privados.

há 47 minutos

Brasil

Deolane Bezerra tem novo pedido de habeas corpus negado e seguirá presa em penitenciária de São Paulo

Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou novo pedido de liberdade da influenciadora, que responde por lavagem de dinheiro e organização criminosa.

há 47 minutos