A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Prévia da inflação atinge o maior nível para agosto desde 2004

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

Por Hugo Guimarães

21/08/2015 às 09:17

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, atingiu 0,43% em agosto após avançar 0,59% no mês anterior, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da desaceleração, esse foi o índice mais alto para o mês desde 2004, quando o IPCA-15 alcançou 0,79%. Em agosto do ano passado, o índice havia avançado 0,14%. No ano, o indicador acumula alta de 7,36% e, em 12 meses, de 9,57% – o maior valor desde dezembro de 2003, quando atingiu 9,86%.

PUBLICIDADE

Entre os setores, Transportes foi um dos principais responsáveis pelo recuo do índice, com queda de 0,46% entre julho e agosto. Essa retração foi puxada por preços mais baratos das passagens aéreas (-25,06%), do automóvel novo (-0,41%), do automóvel usado (-1,20%) e do etanol (-0,77%).

Outros setores, apesar de registrarem alta, tiveram desaceleração, como alimentação e bebidas, cuja variação passou de 0,64% em julho para 0,45% agosto. Este movimento foi possível graças ao recuo nos preços de alguns produtos, como batata-inglesa (-9,51%), açaí (-8,51%), tomate (-6,67%) e feijão-preto (-4,30%). Na contramão, ficaram mais caros leite longa vida (3,05%), refeição fora (0,88%) e carnes (0,87%).

Entre os itens analisados, a energia elétrica ficou, novamente, com a liderança dos principais impactos, ao ser reajustada em 2,60%. Em São Paulo, as contas subiram 7,43%, em Curitiba, 5,03%, e em Belém, 0,42%. Com isso, as despesas com habitação avançaram 1,02% em agosto, a maior taxa entre os grupos analisados no mês.

Por região, o maior índice foi visto em Goiânia (0,84%), influenciado pela alta da gasolina e do etanol. Já os menores índices foram registrados em Belém (0,09%) e Brasília (0,09%).

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Argentina vence Cabo Verde na prorrogação e garante vaga nas oitavas da Copa

Messi marcou, Romero decidiu no tempo extra e argentinos avançam para enfrentar o Egito na próxima fase

há 15 minutos

Brasil

PL da Misoginia pressiona Hugo Motta e deve ser votado antes do recesso da Câmara

Projeto que tipifica a misoginia como crime volta ao centro dos debates e coloca à prova a articulação política do presidente da Câmara dos Deputados.

há 43 minutos

Manaus

Advogado ameaça acionar a Justiça para tentar barrar evento Amanhecer na Ponta Negra

José Higino afirma que pretende recorrer ao Judiciário por considerar que a realização do evento pode causar perturbação do sossego na orla de Manaus.

há 1 hora

Brasil

Entenda por que Moraes decidiu manter Bolsonaro em prisão domiciliar

Ministro do STF decidiu prorrogar a medida sem prazo definido; ex-presidente segue monitorado por tornozeleira eletrônica

há 2 horas

Amazonas

Engenheiros fazem festa com reeleição de Alzira Miranda no Crea-AM e vitória de grupo na Mútua

Eleição online do Sistema Confea/Crea e Mútua confirmou a permanência de Alzira Miranda no Crea-AM e elegeu Professor Sanches, Afonso Bernardes e Hugo Tavares para a diretoria regional da Mútua.

há 10 horas