O deputado estadual José Ricardo (PT) discursou no Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta quinta-feira (25) apontando a transparência na gestão como o principal desafio a ser enfrentado pelo novo secretário da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), o médico Pedro Elias.
Relatando as dificuldades de atendimento na rede pública enfrentadas pela população, o deputado afirmou que a demora, muitas vezes, ocorre por conta de “privilégios” de alguns pacientes. “Existem pessoas esperando há semanas ou até meses no sistema de consultas e exames para fazer exames no Hospital Francisca Mendes e nesse meio tempo algumas até morrem. Uma pessoa de Tefé (a 523 km de Manaus) me relatou que passados nove meses da marcação do exame ela a fila de espera continuava a mesma. Na realidade, o que acontece é um ‘fura-fila’: quem conhece alguém de influência entra na frente de quem está na fila e quem está na fila morre ou tem o seu caso agravado”, afirmou.
PUBLICIDADE
O parlamentar demonstrou a expectativa de uma gestão transparente na Secretaria. “Espero que o novo secretário tenha uma gestão diferente, de preferência com mais transparência, porque na saúde não pode haver apadrinhamento”, afirmou.