Projeto que agiliza condução de produto pirata é aprovado
O texto ainda precisará passar por mais uma votação no Senado.
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 9, um projeto de lei que altera o Código de Processo Penal para agilizar o encaminhamento dado a produtos piratas apreendidos, o que pode envolver até a destruição do material.
PUBLICIDADE
Hoje, quem apreende esse tipo de mercadoria, como CDs e DVDs, precisa guardar todos os itens até o fim do processo judicial.
Com a regra atual, empresas e entidades que combatem a pirataria precisam custear enormes galpões para manter estes produtos guardados até que o Judiciário decida sobre os casos.
Com o novo projeto, basta a guarda de uma amostra do que foi pirateado para dar prosseguimento ao processo.
O texto aprovado também determina que, quando os bens apreendidos forem de interesse público, o juiz poderá autorizar o uso por instituições públicas de ensino, pesquisa ou assistência social.
PUBLICIDADE
De iniciativa do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), ligado ao Ministério da Justiça, o texto aprovado foi um projeto substitutivo apresentado pelo ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), relator da matéria.
O texto ainda precisará passar por mais uma votação no Senado e, como houve modificações, terá de voltar para a Câmara dos Deputados.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





