A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Projeto “Viva Melhor Sabendo” vai oferecer orientações e teste rápido para HIV nesta quinta-feira (31)

Manaus é a quinta cidade a adotar a estratégia, seguindo os exemplos de Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Belém.

Por Hugo Guimarães

29/03/2016 às 17:06

Uma ação educativa pontual, para orientar o público jovem sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/Aids e hepatites virais será realizada em Manaus, na próxima quinta-feira (31). Para isso, a unidade móvel do projeto “Viva Melhor Sabendo” estará no Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul, entre 16h e 21h. No local serão oferecidos preservativos e informações sobre direitos e cuidados com as práticas sexuais e reprodutivas. Os interessados também poderão realizar gratuitamente o teste rápido para HIV.

PUBLICIDADE

A ação será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Os trabalhos serão coordenados por uma equipe técnica de profissionais da área da saúde, além de 12 adolescentes capacitados como educadores em saúde. O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que incluir os jovens como multiplicadores de informações para pessoas da mesma faixa etária é um diferencial do projeto. “Queremos facilitar a interlocução e a adesão a práticas sexuais seguras e reduzir os riscos de doenças ou gravidez indesejada, usando para isso linguagem simples, lúdica e de fácil compreensão”, diz.

O secretário informa, ainda, que, seguindo as diretrizes nacionais, a Prefeitura de Manaus incentiva a realização do teste, tanto nas unidades de saúde quanto em eventos específicos, como estratégia para redução de infecção por HIV.

O coordenador do “Viva Melhor Sabendo”, Efraim Lisboa, destaca que a Semsa mantém um plano de formação para adolescentes e jovens, mobilizadores e educadores sociais em saúde. O objetivo é capacitar esse público para multiplicar informações sobre prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis, HIV/Aids e sífilis, e para acolher outros jovens que convivem com o HIV/Aids. “Dessa forma queremos desconstruir tabus, preconceitos e garantir informações seguras, com fontes confiáveis”, garante o coordenador.

PUBLICIDADE

Manaus é a quinta cidade a adotar a estratégia, seguindo os exemplos de Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Belém.

A articulação envolve, ainda, além da Semsa e da Susam as secretarias municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), a estadual de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a estadual de Educação (Seduc) e organizações jovens como a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids (núcleo Amazonas), por meio da Rede de Amizade e Solidariedade às Pessoas que Vivem com HIV/Aids, organização responsável por implementar o projeto.

Declaração de Paris

A ação é uma resposta ao compromisso firmado por prefeituras do mundo todo, por meio da ‘Declaração de Paris’. O documento foi assinado inicialmente pelo governo municipal de Paris, em primeiro de dezembro de 2014, no Dia Internacional de Luta contra a Aids. O objetivo é que cidades do mundo inteiro acelerem ações e respostas a essa epidemia. No Brasil, pelo menos cinco prefeitos de grandes cidades já se comprometeram com a questão, entre eles, o de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em dezembro de 2015.

A meta é que até 2020 todos os governos signatários consigam fazer com que 90% das pessoas que estejam vivendo com HIV saibam que têm o vírus e que, destas, 90% estejam recebendo tratamento antirretroviral, com 90% delas com carga viral indetectável.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Greve dos Rodoviários

Rodoviários ameaçam suspender circulação de ônibus em Manaus por atraso no pagamento

Sindicato deu prazo até as 14h desta terça-feira (23) para regularização do adiantamento salarial da categoria.

há 12 minutos

Brasil

Anvisa libera venda de detergentes e desinfetantes da Ypê produzidos em 2026

Agência concluiu análise de laudos apresentados pela empresa e retirou restrições para produtos fabricados a partir de janeiro deste ano

há 33 minutos

Esporte

Brasil encerra preparação e define últimos ajustes antes de enfrentar a Escócia na Copa do Mundo

Neymar treina com o grupo e Ancelotti ainda avalia substituto de Raphinha para o jogo decisivo.

há 38 minutos

Amazonas

MPAM aponta avanços e identifica desafios durante fiscalização em hospital de Eirunepé

Inspeção avaliou estrutura, atendimento e documentação do Hospital Regional Vinícius Conrado; melhorias foram reconhecidas, mas ajustes ainda são necessários.

há 41 minutos

Polícia

Polícia Federal inicia Operação Parintins 2026 para reforçar segurança durante o festival

Ação vai atuar no combate ao tráfico, exploração sexual e fiscalização durante o evento em Parintins.

há 48 minutos