Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Psicólogo voluntário ajuda a melhorar desempenho de alunos de escola pública em Manaus

Por Hugo Guimarães

03/06/2015 às 16:23 - Atualizado em 04/06/2015 às 17:42

Uma ação da Escola Municipal Doutor Aderson Pereira Dutra, localizada no bairro Amazonino Mendes, na zona Norte, está mudando a vida dos alunos e dos comunitários daquela região. Há cerca de dois meses, a escola firmou uma parceria com o psicólogo Alfredo Brelaz, que realiza atendimentos voluntários na unidade de ensino visando à melhoria do desempenho em sala de aula e a melhor convivência domiciliar.

PUBLICIDADE

De acordo com a gestora Simone Silva, após uma análise feita pela Gestão Integrada da Educação (Gide), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi constatado que o alto índice de alunos com dificuldades de aprendizagem estaria relacionado a problemas emocionais. A partir daí, segundo a gestora, foi feita a parceria com o psicólogo para levar o atendimento para dentro da escola e assim, tentar aproximar os pais do mundo escolar do filho.

“Algumas crianças apresentavam problemas de baixa estima, agressividade, até mesmo apresentando nível alto de depressão. Situações que muitas vezes, em sala de aula, não conseguimos perceber em conversa com o aluno. Até mesmo a família não percebe. Um psicólogo, com toda a técnica que ele tem, consegue extrair dessas crianças as situações que podem ser fatores que contribuem para o não desenvolvimento dela na escola. É uma ação nossa que está caminhando para se tornar um projeto”, informou a gestora.

Simone destacou ainda que embora a Semed possua o Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), que realiza esse trabalho de conversa com os pais dos alunos, essa ação isolada da instituição veio apenas para somar ao trabalho da secretaria.

Segundo o psicólogo Alfredo Brelaz, o objetivo da ação é melhorar o comportamento das crianças em sala de aula, mas também a convivência social, já que suas casas e a escola ficam em uma área considerada perigosa pelos moradores.
“Se trabalhássemos somente com os alunos, íamos ter dificuldades, pois quando eles saem da escola, ficam com os pais. Pelo que já percebi em alguns alunos, a razão do comportamento das crianças está nos pais, por isso precisamos dessa dinâmica junto com os responsáveis para que os alunos possam desenvolver bem legal. Trabalhar essa área comportamental das crianças”, analisou.

PUBLICIDADE

Conforme Brelaz, foram identificados, por meio das conversas, vários tipos de problemas, como o uso e o comércio de drogas. Ele disse que, infelizmente, na comunidade a comercialização do produto é grande, assim como outros tipos de violências. “Então trabalhamos esse lado com o aluno para que ele não entre nesse mundo das drogas e que não tenham alteração ruim no comportamento”, relatou.

Quem trabalha diretamente com o aluno já percebe uma diferença na forma de ensino e no interesse maior do aluno. É o caso da professora Aline de Sousa Pires. Ela disse que, inicialmente, indicava os alunos que tinham mais dificuldades de comportamento e, a partir daí, teve uma resposta muito positiva, inclusive em relação a família, que foi orientada sobre a importância do acompanhamento do psicólogo.

“Tem sido enriquecedor porque a gente já pode notar uma diferença de comportamento. E nós professores recebemos dicas do psicólogo sobre a melhor maneira de abordar um tema com cada aluno, de acordo com a conversa que ele teve. Com isso, trabalhamos atividades de acordo com essa conversa e o aluno se interessa mais, está sendo bom”, declarou a professora.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Esporte

Memphis Depay fora da Libertadores? entenda o que está por trás da ausência

Atacante não acompanhará a delegação corintiana na viagem à Argentina para o duelo contra o Rosario Central, pelas oitavas de final da competição.

há 9 minutos

Polícia

Suspeita de sequestrar bebê Ayla em Manaus diz que própria filha também foi levada mas polícia chama versão de “fantasiosa”

Jaqueline Silva Braz, de 24 anos, negou participação no crime, mas DEHS afirma possuir imagens dela com a recém-nascida e testemunhas que contradizem o depoimento.

há 15 minutos

Brasil

Defesa de Vorcaro pede audiência com André Mendonça para ampliar visitas na Papudinha

Advogados do ex-dono do Banco Master também querem tratar de pedidos pendentes e apresentar Daniel Bialski como novo integrante da defesa.

há 19 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro acusa Moraes de atuar como articulador político de Lula

Senador citou jantar entre Lula e Alcolumbre na casa do ministro do STF e afirmou que magistrado passou a atuar na esfera política.

há 1 hora

Amazonas

Pascarelli se declara suspeito e não vota na lista tríplice do Quinto no TJAM

Desembargador deixou sessão e defendeu independência do Tribunal diante de rumores sobre suposto veto a candidata mais votada pela OAB-AM.

há 2 horas