A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

Regras do acordo ortográfico agora são obrigatórias

A nova regra, que vem sendo adiada desde 2013, entrou em vigor no dia 1º janeiro.

Por Hugo Guimarães

05/01/2016 às 11:49 - Atualizado em 05/01/2016 às 11:59

As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa começaram a valer com a virada de ano. Mudanças como o fim do trema e alterações nas normas para uso de hífen e acentos diferenciais são oficiais desde o dia 1.º de janeiro. Assinado em 1990 com outros países que possuem como língua oficial o Português para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009.

PUBLICIDADE

A previsão inicial era que as regras fossem cobradas oficialmente a partir de 1.° de janeiro de 2013, mas, após polêmicas e críticas da sociedade, o governo adiou a entrada em vigor para 1.° de janeiro de 2016.

O Brasil é o terceiro dos oito países que tornou as mudanças obrigatórias, que já estão em vigor em Portugal e Cabo Verde. Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste ainda não aplicam oficialmente as novas regras ortográficas.

Padronização
Com a padronização da língua, a comunidade de estados-membros de língua portuguesa pretende facilitar o intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura, já que os livros passam a ser publicados sob as novas regras, sem diferenças de vocabulários entre os países.

De acordo com o Ministério da Educação, o acordo alterou 0,8% dos vocábulos da língua portuguesa no Brasil e 1,3% em Portugal.

PUBLICIDADE

Principais alterações
Não haverá mais a discussão se k, w e y são letras do alfabeto brasileiro. As letras foram aderidas para o “abc” dos países que assinaram o acordo. Elas já são usadas em várias palavras do idioma, como nomes indígenas e abreviações de medidas, mas estavam fora do vocábulo oficial.

O trema foi eliminado da língua escrita, mas não da falada. O acento poderá ser usado apenas em nomes próprios. No entanto, palavras como linguiça, cinquenta e tranquilo continuam com a mesma pronúncia.

Os acentos diferenciais também deixaram de existir, de acordo com as novas regras, eliminando a diferença gráfica entre pára (do verbo parar) e para (preposição), por exemplo. Há exceções como as palavras pôr (verbo) e por (preposição) e pode (presente do indicativo do verbo poder) e pôde (pretérito do indicativo do verbo poder), que tiveram os acentos diferenciais mantidos.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes “éi” e “ói”), dando nova grafia a palavras como ideia e jiboia.

O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser autoestrada).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Última noite do Festival de Parintins 2026 promete disputa histórica entre Garantido e Caprichoso

Após duas noites de apresentações, bois-bumbás voltam ao Bumbódromo para a última disputa antes da apuração.

há 21 minutos

Esporte

Brasil deve repetir escalação contra o Japão em duelo decisivo pelas oitavas da Copa do Mundo

Técnico Carlo Ancelotti prepara a Seleção Brasileira para enfrentar os japoneses na segunda-feira (29), em Houston, com a mesma equipe que venceu a Escócia.

há 34 minutos

Parintins

Wilson Lima acompanha segunda noite do Festival de Parintins ao lado das galeras de Caprichoso e Garantido

Ex-governador e pré-candidato ao Senado participou da festa nas arquibancadas do Bumbódromo e destacou a importância das torcidas para o espetáculo.

há 1 hora

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 23 milhões; veja as dezenas sorteadas

Próximo sorteio será realizado na terça-feira (30).

há 1 hora

Manaus

Sobe para duas as mortes em acidente entre viatura da Rocam e carro de passeio na Autaz Mirim em Manaus

Everaldo Irineu dos Santos Souza morreu no hospital após o acidente que já havia vitimado sua esposa.

há 2 horas