A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Relator do TCU indica rejeição das contas de Dilma

Relatório técnico considera irregulares as ‘pedaladas fiscais’.

Por Hugo Guimarães

01/10/2015 às 09:45

Relatório da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) vai considerar irregulares as chamadas “pedaladas fiscais” realizadas pelo governo Dilma Rousseff no ano passado. Diante disso, o relator do processo no TCU, ministro Augusto Nardes, indicou aos colegas da corte que vai pedir ao plenário a rejeição das contas presidenciais.

PUBLICIDADE

Está definido também que a dívida gerada pela União ao atrasar repasses de recursos aos bancos públicos, por meio dessas manobras, deveria ser incorporada pelo Banco Central nas estatísticas fiscais, o que não ocorreu.

O documento técnico passa apenas por revisão final antes de ser encaminhado a Nardes, que deve distribuir nesta quinta-feira seu relatório aos demais ministros. A apreciação das contas presidenciais de 2014 está prevista para ocorrer na próxima quarta-feira. Cabe ao presidente da corte, ministro Aroldo Cedraz, marcar a sessão.

O TCU produzirá um parecer que será encaminhado ao Congresso. É responsabilidade dos parlamentares a decisão final sobre as contas – deputados e senadores podem seguir ou não o entendimento do TCU. Nos últimos 78 anos, o TCU sempre aprovou as contas federais. A oposição e setores rebelados da base aliada esperam uma rejeição das contas de 2014 pelo tribunal para abrir um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe que uma instituição financeira pública conceda empréstimos a seu controlador, no caso, a União. O governo argumenta que os adiantamentos feitos pela Caixa não constituíram operações de crédito, mas sim uma prestação de serviços. Apesar dessa justificativa, o próprio governo tratou de apresentar ao TCU, na semana passada, uma proposta de mudanças nos contratos entre a Caixa e a União para evitar que as pedaladas, verificadas em 2014, prossigam no futuro.

O relator do processo no TCU já está preparado para uma eventual reação do governo à rejeição. Nesta quarta, Nardes afirmou que a possível apresentação de um recurso pelo governo contra a decisão do tribunal tem que ser encaminhada ao Congresso Nacional, e não mais à corte de contas.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Homem que teve braço esmagado por ônibus está em estado grave em hospital de Manaus

Vítima ainda não identificada foi socorrida em estado de urgência no Terminal de Integração do bairro Ouro Verde; causas do acidente serão investigadas.

há 1 minuto

Manaus

Homem tem braço esmagado após ser atropelado por ônibus em terminal da Zona Leste de Manaus

Vítima foi socorrida em estado grave após acidente no ponto de integração do bairro Ouro Verde; causas ainda serão investigadas.

há 8 minutos

Brasil

Motorista embriagado vindo na contramão é preso após atropelar policial e filha autista

Investigação apontou novos elementos que levaram à prisão preventiva do suspeito. Caso passou a ser tratado como tentativa de homicídio com dolo eventual.

há 15 minutos

Brasil

Moraes dá 48 horas para PGR e defesa se manifestarem sobre arma registrada em nome de Bolsonaro

Ministro do STF aguarda novos pareceres antes de decidir se o ex-presidente continuará em prisão domiciliar ou poderá retornar ao regime fechado.

há 19 minutos

Manaus

Prefeito diz que negociações avançam e demonstra confiança para evitar greve dos rodoviários em Manaus

Renato Junior afirmou que já iniciou diálogo com representantes da categoria e do setor empresarial e acredita em um acordo antes da paralisação prevista para o dia 7 de julho.

há 39 minutos