A atividade musical do cenário de Manaus tem crescido nos últimos anos e a busca por aperfeiçoamento na área também. Desta forma, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), realizará um treinamento especial para “Formação de Grupos Musicais” aberto ao público, com entrada franca, nesta quinta-feira (23), das 9h às 12h, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (Unidade Sambódromo – avenida Pedro Teixeira, nº 2.565, Centro de Convenções, zona centro-oeste).
“A formação desses novos grupos musicais é fundamental para que o Amazonas permaneça como um dos Estados brasileiros que mais oferece arte ao seu povo”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.
PUBLICIDADE
O evento é de qualificação do corpo docente e de alunos, para que um trabalho ainda mais completo na área musical possa gerar frutos, como a criação de grupos musicais. Os professores realizarão treinamento com grupos musicais do Liceu já existentes, como a Orquestra de Repertório Popular e a Camerata de Violões; num segundo momento,vão montar grupos como duos, trios, quartetos e, na sequência, criarão grupos com a plateia de alunos e público presente.
A ideia é propor a criação de novos grupos musicais entre professores e alunos, com uma visão diferenciada. No processo de formação, os alunos assistem a palestras e a filmes com a temática musical, com espaço para debate ao final, sempre com o intuito de desenvolver o gosto pela música, com o apoio de professores e psicólogos.
O núcleo de música do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro tem 1000 alunos matriculados, divididos entre os Núcleos de Música Popular e o de Música Erudita. Durante a formação, o aluno tem a experiência de tocar em conjunto para sentir o seu instrumento no grupo, com a possibilidade de explorar várias formações.