O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Seduc promove 3ª edição do ‘Canoa Literária’

Projeto de incentivo à leitura é desenvolvido em 33 escolas da zona leste.

Por Hugo Guimarães

09/12/2015 às 13:35

O incentivo à leitura entre crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino é o principal objetivo do projeto “Canoa Literária”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e aplicado em 33 escolas públicas estaduais instaladas na zona leste de Manaus. Na última semana, o auditório do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Elis Bessa Freire, localizada na rua Itaúba, bairro Jorge Teixeira, foi palco da exposição dos resultados do projeto no ano de 2015.

Chegando a sua terceira edição, o projeto “Canoa Literária” é aplicado com alunos do ensino fundamental e médio. Com ele, professores de Língua Portuguesa e Literatura de 33 escolas favorecem e fortalecem nos estudantes o hábito da leitura, ministrando oficinas e levando-os, no decorrer do ano letivo, à apreciação de obras nacionais e internacionais, que são disponibilizadas para as unidades de ensino por meio de acervos de projetos estaduais como o “Rede de Letras”.

PUBLICIDADE

Conforme os coordenadores da exposição realizada no Ceti Elisa Bessa Freire, uma das atividades propostas pelo projeto é preparar os alunos para expor, ao final do ano letivo, apresentações sobre obras trabalhadas no decorrer do ano escolar.

Segundo a professora de Língua Portuguesa da escola estadual Maria Madalena Santana de Lima, Kátia Regina, o projeto Canoa Literária e sua exposição, revelam habilidades e contribuem para a valorização da Língua Portuguesa e também da literatura. “É um projeto muito valioso e com o qual podemos trabalhar a questão da leitura e interpretação com alunos de diversas faixas etárias. O resultado tem sido satisfatório e com ele temos a valorização da disciplina de Língua Portuguesa”, explicou a professora, citando que na exposição deste ano sua escola protagonizou uma apresentação da obra Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.

Além de exposições de trabalhos sobre autores estrangeiros, o Canoa Literária também contou com apresentações de trabalhos sobre autores nacionais, tais como Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade.

PUBLICIDADE

A coordenadora adjunta do ensino médio do Distrito 5/Seduc, Aline Leal, citou que como em edições anteriores, neste ano, o projeto foi concluído com saldo positivo. “Além de estimular a leitura de obras nacionais e estrangeiras, o projeto incentiva os alunos a redigirem seus próprios textos. Tem sido uma valiosa estratégia pedagógica”, citou.

Participação – Para Yasmine Souza, 19, aluna da escola estadual Maria Madalena Santana de Lima, participação no projeto e na exposição Canoa Literária foi marcante. “Na exposição, assim como no projeto desenvolvido no decorrer do ano, passamos a valorizar a literatura, que acrescenta muito na formação do nosso conhecimento”, disse.

PUBLICIDADE

Isabelle Malveira, 12, estudante da escola estadual Cacilda Braule Pinto, também participou do evento, levando suas poesias e desenhos para a exposição. “Por meio do projeto Canoa Literária eu posso divulgar minhas poesias e desenhos. É muito gratificante ter esse espaço para divulgação e aprendizagem”, afirmou a aluna.

A exposição do projeto Canoa Literária contou com a participação da secretária de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim.

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Esporte

Campeão: Hugo Calderano vence Copa do Mundo de Tênis de Mesa na China

O brasileiro superou o favorito chinês e venceu a Copa do Mundo.

há 20 minutos

Brasil

Ex-assessor de Bolsonaro pede a Moraes permissão para circular por Brasília sem punição

A defesa de Martins também quer que ele não perca a liberdade condicional caso seja fotografado ou gravado por profissionais da imprensa.

há 36 minutos

Editorial

Editorial: Salazar faz teatro nas redes sociais e tenta sabotar gestão municipal com vídeos sensacionalistas

Com uma atuação cada vez mais parecida com a de um influenciador digital em fim de carreira, o vereador Salazar usa vídeos distorcidos para atacar a Prefeitura de Manaus e enganar a população.

há 3 horas

Brasil

Operação Big Draga desativa garimpo ilegal no rio Madeira

Três embarcações e motores utilizados na extração ilegal de ouro foram destruídos.

há 5 horas

Polícia

Suspeita de envenenar ovo de Páscoa se apresenta como mulher trans com crachá falso

Ela se registrou no hotel e fez o envio do ovo de Páscoa, que estava supostamente contaminado.

há 12 horas