O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Susam quer abrir mais 900 leitos de internação

Hospital Delphina Abdel Aziz terá entrega da 2ª etapa no fim do ano.

  • Por AM POST

  • 06/05/2015 às 07:00

  • Atualizado em 06/05/2015 às 02:58

  • Leitura em três minutos

A ampliação do número de leitos de internação, por meio da inauguração de novas unidades ou ampliação da capacidade de serviços já existentes, é uma das metas da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) para os próximos quatro anos. O secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, destaca que a entrega da segunda etapa do Hospital Delphina Abdel Aziz, que deverá ser feita pelo governador José Melo no último trimestre deste ano, já permitirá cumprir em 35% a meta, que é chegar a 900 novos leitos.

“Na primeira etapa da obra, com a entrada em funcionamento do pronto-socorro da unidade, em junho do ano passado, reforçamos a rede em 50 leitos. A segunda etapa, que consiste no hospital geral do complexo, mais 300 leitos serão abertos”, destacou o secretário.

PUBLICIDADE

Segundo Alecrim, os reforços serão dados, também, a partir da construção do novo Hospital do Sangue – vinculado à Fundação Hemoam e cujas obras já foram iniciadas -, de obras de ampliação e reestruturação na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Cecon, Fundação Hospital Adriano Jorge e Fundação do Coração Francisca Mendes.

No mês passado, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva, com 10 leitos, projetada para proporcionar cuidados e tratamento especializado a crianças com doenças infectocontagiosas graves, com necessidade de cuidados intensivos. Dois dos leitos da UTI são destinados a pacientes com doenças transmissíveis e com indicação de isolamento respiratório (como é o caso da Tuberculose, Varicela, Meningite, Difteria, Coqueluche, entre outras).

O Hospital do Sangue do Amazonas terá uma estrutura com 140 leitos (adultos e pediátricos) e mais 16 leitos de UTI (também adulto e pediátrico). Além disso, contará com um ambulatório com 38 consultórios, Hospital-Dia, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, salas para vários tratamentos especializados, radioterapia e quimioterapia, entre outras dependências.

PUBLICIDADE

Maior da cidade – Resultado da primeira parceria público-privada feita pelo Governo do Estado, o Hospital Delphina Aziz, que fica localizado na zona Norte da cidade, é uma estrutura de 7 andares – terá capacidade para realizar mais de 120 mil atendimentos/ano, entre consultas, exames e cirurgias. Dos 300 leitos previstos, 50 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O Centro Cirúrgico da unidade contará com 11 salas e haverá também um andar exclusivo para a realização de exames.

Atualmente, 650 operários estão tocando a obra, que já está com a parte estrutural 100% concluída. O pronto-socorro do complexo hospitalar, que está em pleno funcionamento desde junho do ano passado, ocupa uma área de 3.020m2 e tem 40 leitos (20 para pediatria e 20 para o público adulto), atendendo nas especialidades de ortopedia, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias