Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Transferências escolares crescem 647% via internet

Para o secretário de educação, isso é um indicador da aceitação positiva do serviço.

Por Hugo Guimarães

13/01/2016 às 08:30 - Atualizado em 14/01/2016 às 10:45

O número de transferências escolares efetuadas no primeiro dia de atendimento, feitas pela internet, por meio do portal de matrículas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), www.matriculas.am.gov.br, foi 647% maior que a quantidade de transferências online realizadas no primeiro dia de atendimento de 201. De acordo com dados da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), desenvolvedora de todo o sistema, foram registradas 19.396, enquanto no ano passado, no mesmo período, foram apenas 2.997 transferências via web.

PUBLICIDADE

Conforme a coordenação de matrículas da Seduc, para concretizar transferências estudantis entre escolas da rede pública, basta acessar nesta semana o portal de matrícula, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada, imprimir a via de confirmação e entregá-la em até três dias na unidade de ensino em que o aluno pretende estudar em 2016.

O expressivo aumento do número de solicitações via internet e, sobretudo, o de atendimentos concretizados, segundo o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, é um indicador da aceitação positiva do serviço por parte da sociedade. “Para trazer maior comodidade à população, que todos os anos procura por matrículas na rede pública, o Governo do Estado investiu na informatização deste serviço”, apontou.

O secretário também acrescentou que a procura expressiva – 647% a mais de requisições atendidas – revela também a mudança de comportamento da população que gradativamente está optando com maior ênfase ao serviço via internet em comparação ao presencial.

De acordo com o diretor-presidente da Prodam, Márcio Lira, em apenas dois dias, foram registrados mais de cem mil acessos ao site. Ele ressaltou que a Empresa de Processamento de Dados vem trabalhando na melhoria do sistema a cada ano e que o objetivo é oferecer qualidade ao público. “Essa é uma determinação do governador José Melo. Usar a tecnologia para dar dignidade social, além de reduzir custos operacionais, uma vez que a Seduc não vai precisar montar estruturas especiais nas escolas”.

Agilidade
Joseane Andrade, 32, estudante universitária, ao invés de fazer a requisição presencialmente em escolas, fez opção na última segunda-feira (11) pelo site das matrículas e solicitou com sucesso a transferência de seu sobrinho da escola estadual Isaac Swerner para a escola Padre Luiz Ruas. “O procedimento foi ágil e com isso não tive a necessidade de ir para uma escola e provavelmente enfrentar filas”, disse.

PUBLICIDADE

Além das 19.396 requisições viabilizadas pela internet no site das matrículas, o primeiro dia de solicitações de transferências escolares registrou 12.755 atendimentos presenciais em escolas, gerando um total de 32.151 transferências já realizadas.

Serviço
Conforme cronograma, nesta semana, até sexta-feira (dia 15 de janeiro), poderão ser solicitadas no site www.matriculas.am.gov.br transferências escolares para os que vão estudar na educação infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (1º ao 3º ano) e na Educação de Jovens e Adultos-EJA.

Os que desejarem solicitar as transferências de forma presencial também poderão se dirigir a qualquer uma das escolas da Seduc ou Semed, independente de ser ou não a escola que estudou ou que pretende ingressar e solicitar o atendimento. Iniciado na última segunda-feira (dia 11) com o atendimento para transferências na educação infantil, ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e EJA (do 1º ao 5º ano), de quarta (dia 13) a sexta-feira (dia 15) poderão ser feitas transferências também para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e EJA (6º ao 9º ano e ensino médio).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Gasolina muda a partir deste sábado: veja se você vai economizar ou gastar mais para abastecer

Nova mistura com 32% de etanol começa a chegar aos postos de forma gradual. Governo aposta em redução no preço, enquanto especialistas alertam para possível queda na autonomia dos veículos.

há 1 minuto

Manaus

Veja quais são as 300 áreas de Manaus ficarão sem água por até 48 horas

Manutenção no Complexo da Ponta do Ismael deixará bairros de todas as zonas da capital sem abastecimento. Recuperação do sistema pode levar até 48 horas.

há 35 minutos

Polícia

Com ciúmes, homem mata atual da ex, baleia a filha na cabeça e comete suicídio no Pará

Ataque a tiros deixou uma pessoa morta no local, uma criança em estado grave e mobilizou a Polícia Civil, que investiga a motivação do crime.

há 1 hora

Caiu na rede é post!

Deolane Bezerra divulga carta escrita na prisão e diz que provará inocência

Influenciadora está presa preventivamente em investigação sobre suposto esquema de jogos de azar e lavagem de dinheiro.

há 9 horas

Brasil

TRE-AM inicia treinamento de mesários para as Eleições 2026 nesta segunda-feira (3)

Capacitações começam pelo Centro de Convenções Vasco Vasques e seguem até setembro.

há 9 horas