Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TRE-AM monta posto de cadastramento biométrico no TCE

Posto é destinado a servidores, familiares de servidores e moradores dos bairros próximos

Por Hugo Guimarães

19/10/2015 às 16:40 - Atualizado em 19/10/2015 às 16:44

O Tribunal de Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), instalou na manhã desta segunda-feira (19) um posto de cadastramento biométrico, com cinco guichês, na biblioteca da Corte de Contas. A previsão é cadastrar 110 pessoas por dia.

PUBLICIDADE

O novo posto ficará no local por um período de 15 dia e atenderá, inicialmente, os servidores ativos, inativos, pensionistas do TCE-AM e seus respectivos familiares. Após a conclusão do cadastramento, o atendimento será voltado aos moradores do entorno do Tribunal e aos frequentadores da corte, segundo ressaltou o vice-presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, que inaugurou o posto com a presidente do TRE, desembargador Socorro Guedes Moura, e os conselheiros Júlio Pinheiro e Yara Lins dos Santos.

Ao inaugurar o posto, o 11º até o momento, a desembargadora Socorro Guedes revelou que o TCE-AM — por meio do conselheiro Josué Filho e do colegiado — foi o primeiro órgão do Estado a dizer sim ao auxílio à Justiça Eleitoral do Amazonas, ao ceder 60 estagiários (contratados por meio de termo de cooperação com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas – Cetam) para ajudar no cadastramento biométrico em toda a capital. “Poucas pessoas sabem, mas o TCE cedeu estagiários para ajudar na biometria em Manaus, que tem 1,2 milhão de eleitores, e o auxílio da corte de Contas está sendo de grande proveito para a cidadania. O TCE-AM e seus conselheiros colaboram, assim, com a cidadania e também com a Justiça Eleitoral”, afirmou.

De acordo com a desembargadora Socorro Guedes, o posto do TCE é pequeno, mas deverá agilizar o cadastramento biométrico dos servidores, familiares e também colaboradores (terceirizados e estagiários) do TCE. “Depois será feito o cadastramento dos moradores do entorno que tiverem o interesse. Basta vir agendar a biometria”, comentou, ao ressaltar que a biometria gera segurança à eleição.

O vice-presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, ressaltou que o TCE-AM firma parcerias com os órgãos para melhoria do serviço público e destacou que a instalação no novo posto é reflexo do apoio que a Corte de Contas vem dando à Justiça Eleitoral. “Estamos muito satisfeitos com esta nova parceria com o TRE. Estamos de portas abertas sempre. Queremos unir forças, queremos colaborar, porque entendemos que isso é cidadania. Entendemos ainda que a biometria é um avanço, que concede mais segurança ao pleitos. Nós, como corte estruturada, queremos apoiar sempre”, comentou.

Rezoneamento eleitoral em Manaus
Com o trabalho de biometria, segundo o TRE-AM, está ocorrendo um rezoneamento de eleitores. O número de 13 zonas eleitorais deverá permanecer, mas com número de eleitores equalizados em cada. Assim, não haverá uma zona eleitoral maior que a outra, porque o eleitor poderá apresentar documento de identidade e votar próximo de casa, não havendo necessidade de deslocamento de ônibus ou de carro.

Nesta terça-feira (20), o TRE-AM abrirá um posto de biometria na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que atenderá os servidores da autarquia, além de industriários do polo industrial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Motorista de transporte escolar é preso suspeito de abusar de criança de 7 anos em Manaus

Segundo a Polícia Civil, os abusos aconteciam durante o trajeto da vítima para a escola.

há 30 minutos

Manaus

Sem água, sem luz e sem ônibus: manauaras enfrentam dias de transtornos

A combinação dos fatores preocupa moradores, comerciantes e trabalhadores, principalmente em meio ao verão amazônico.

há 1 hora

Eleições 2026

TRE-AM manda Hissa Abraão retirar propaganda negativa impulsionada contra Wilson Lima e Roberto Cidade

Decisão liminar da Justiça Eleitoral determina a suspensão do impulsionamento pago de conteúdo contra os pré-candidatos.

há 1 hora

Política

Patrimônio de Plínio Valério cresce 140% durante mandato de senador e ultrapassa R$ 3,5 milhões

Senador declarou ao TSE crescimento de mais de R$ 2 milhões em bens entre as eleições de 2018 e 2026.

há 2 horas

Manaus

Prefeitura de Manaus lança campanha de prevenção e combate às queimadas nesta quinta-feira

Ação reúne dez secretarias municipais para intensificar a fiscalização e reduzir os impactos ambientais e à saúde durante o período de estiagem.

há 2 horas