A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

TRE-AM realiza Audiência Pública sobre biometria em Manaus

O processo de biometria já iniciou na capital.

Por Hugo Guimarães

03/09/2015 às 10:34 - Atualizado em 03/09/2015 às 14:45

Com o objetivo de discutir com a população a importância do voto biométrico para a transparência e segurança do processo eleitoral e marcar o início oficial do processo da cadastro biométrico em Manaus, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), realizará nesta sexta-feira (4), uma audiência pública na capital.

PUBLICIDADE

A audiência será realizada às 9h no Fórum Eleitoral, localizado no prédio Anexo do Tribunal, avenida André Araújo, s/n, Aleixo.

O encontro será ministrado pelo Dr. Vicente de Oliveira Rocha Pinheiro, Juiz da 31ª Zona Eleitoral, e contará com a presença da Presidente do TRE-AM, Desembargadora Socorro Guedes Moura, do Vice-Presidente, Desembargador João Mauro Bessa e da Diretora Geral, Dra. Cynthia Edwards Mouta.

A inclusão da biometria na identificação do eleitor agrega valor de segurança ao processo de escolha dos representantes da população, pois coíbe qualquer tentativa de falsidade ideológica ou duplicidade.

Com o início do processo biométrico, a capital amazonense passa a compor o rol de cidades brasileiras que estarão aptas a votação biométrica nas Eleições municipais em 2016. Além disso, estará pronta para a receber a emissão do novo modelo nacional de identidade civil unificado, o RIC.

Procedimentos para o cadastro
O eleitor cadastra os dez dedos, tira uma fotografia e cadastra a assinatura digitalizada. Somente serão usados para autenticação na hora de votar quatro dedos: os polegares e indicadores. É possível começar com qualquer dedo. Resolução do TSE aprovada para a eleição deste ano estabelece até oito tentativas (considerando os quatro dedos). Quem vota após identificação biométrica não precisa assinar a folha de votação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Governador Roberto Cidade entrega revitalização do SPA Coroado em Manaus

Unidade da zona leste recebeu melhorias na recepção, triagem, acessibilidade e implantação de sala da Ouvidoria Estadual.

há 4 minutos

Manaus

Novo vídeo mostra momento em que orgia termina a tiros na Ponta Negra em Manaus

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma festa que terminou em tumulto na orla de Manaus; Polícia Civil deve apurar as circunstâncias da ocorrência.

há 16 minutos

Brasil

Brasil treina sob calor intenso e segue preparação para duelo contra a Noruega

Seleção Brasileira realizou mais um treinamento em Nova Jersey com temperaturas próximas dos 40°C de sensação térmica antes das oitavas de final da Copa do Mundo.

há 30 minutos

Eleições 2026

Delegado Péricles expõe racha e reage à pressão por apoio a Maria do Carmo no PL-AM: “Isso não se impõe”

Deputado estadual publicou vídeo nas redes sociais com críticas indiretas à pré-candidata do PL.

há 42 minutos

Manaus

Vídeo mostra o momento em que homem morre ao receber descarga elétrica na Zona Leste de Manaus

Antônio tentava colher abacates quando recebeu uma descarga elétrica em uma árvore no bairro Tancredo Neves, na zona Leste da capital. Imagens da ocorrência passaram a circular nas redes sociais.

há 53 minutos