Veja Mais

Veja Mais


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Uma fissura na impunidade

Por Natan AMPOST

15/09/2016 às 13:23 - Atualizado em 15/09/2016 às 13:26

Já virou um jargão popular a cultura da “justiça só para os pobres”, “o Brasil, o país da impunidade”, ou “tudo vai terminar em pizza”. Nos bastidores da política é um jargão ainda muito presente, mas o judiciário brasileiro, aos poucos, tem se mostrado independente, ousado e implacável em seu ofício de impedir atos ilícitos, independentes de quem o faça.

PUBLICIDADE

A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a ex-primeira dama Mariza Letícia, mostra que o Brasil está passando por uma nova era na prestação de serviços públicos.

A meritocracia conferiu aos procuradores, serviços autônomos e incorruptíveis, quebrando o paradigma dos “tentáculos de poder” espalhados pelos três poderes.

Ainda há muito chão até que se chegue ao epílogo de todos os fatos, mas o que se observa preliminarmente é uma fortíssima influência política no judiciário. Os discursos de defesa jurídica se confundem com os discursos políticos.

Busca-se através de apoio popular, social, empresarial e até na Organização das Nações Unidas (ONU), justificativas românticas para fatos e atos criminais do mundo do direito, procurando justificar o injustificável.

PUBLICIDADE

A denúncia foi feita com base em dados e declarações. As defesas feitas com teses de “perseguição política”, como se esta fosse excludente de ilicitude.

Começam a surgir figuras jurídicas de “favorecimento político”, “benfeitorias de empresas”, dentre outros itens da denúncia que mostram que não é apenas o “desvio de dinheiro” a forma de corromper o patrimônio público.

A operação Lava-Jato está lavando a cultura da desonestidade, a alma dos que se desiludiram com a “justiça só para os pobres”, e principalmente, a sujeira escondida nos caminhos submersos, que desviaram nossas riquezas, enterrando o Brasil na maior crise econômica da sua história.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Pai e meio-irmão são denunciados por matar homem e sumir com corpo no Amazonas

Segundo o Ministério Público do Amazonas, vítima era filho de um dos denunciados e meio-irmão do outro.

há 6 horas

Amazonas

Aleam convoca primeiros aprovados do concurso público de 2025; lista tem 29 candidatos

Chamamento publicado no Diário Oficial marca o início das nomeações do concurso realizado após 14 anos sem seleção pública na Assembleia Legislativa do Amazonas.

há 7 horas

Manaus

Motociclista fica ferido após bater na traseira de carro na avenida Noel Nutels em Manaus

Motorista do automóvel deixou o local sem prestar socorro, segundo testemunhas.

há 7 horas

Polícia

Homem é preso suspeito de pagar para praticar zoofilia contra animais em Manaus

Suspeito foi preso em flagrante no bairro Redenção.

há 8 horas

Brasil

Mega-Sena: confira as dezenas sorteadas no concurso que paga R$ 85 milhões

Caixa Econômica Federal realizou o sorteio na noite desta quinta-feira (30).

há 9 horas