A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Uma fissura na impunidade

Por Natan AMPOST

15/09/2016 às 13:23 - Atualizado em 15/09/2016 às 13:26

Já virou um jargão popular a cultura da “justiça só para os pobres”, “o Brasil, o país da impunidade”, ou “tudo vai terminar em pizza”. Nos bastidores da política é um jargão ainda muito presente, mas o judiciário brasileiro, aos poucos, tem se mostrado independente, ousado e implacável em seu ofício de impedir atos ilícitos, independentes de quem o faça.

PUBLICIDADE

A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a ex-primeira dama Mariza Letícia, mostra que o Brasil está passando por uma nova era na prestação de serviços públicos.

A meritocracia conferiu aos procuradores, serviços autônomos e incorruptíveis, quebrando o paradigma dos “tentáculos de poder” espalhados pelos três poderes.

Ainda há muito chão até que se chegue ao epílogo de todos os fatos, mas o que se observa preliminarmente é uma fortíssima influência política no judiciário. Os discursos de defesa jurídica se confundem com os discursos políticos.

Busca-se através de apoio popular, social, empresarial e até na Organização das Nações Unidas (ONU), justificativas românticas para fatos e atos criminais do mundo do direito, procurando justificar o injustificável.

PUBLICIDADE

A denúncia foi feita com base em dados e declarações. As defesas feitas com teses de “perseguição política”, como se esta fosse excludente de ilicitude.

Começam a surgir figuras jurídicas de “favorecimento político”, “benfeitorias de empresas”, dentre outros itens da denúncia que mostram que não é apenas o “desvio de dinheiro” a forma de corromper o patrimônio público.

A operação Lava-Jato está lavando a cultura da desonestidade, a alma dos que se desiludiram com a “justiça só para os pobres”, e principalmente, a sujeira escondida nos caminhos submersos, que desviaram nossas riquezas, enterrando o Brasil na maior crise econômica da sua história.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Pablo é atingido por lata durante show na Bahia e pede retirada de homem pela polícia

Cantor não sofreu ferimentos e voltou ao palco após a retirada do suspeito pela Polícia Militar.

há 17 minutos

Polícia

Homem morre após passar mal durante caminhada na Lagoa do Japiim em Manaus

Vítima recebeu atendimento do Samu, mas morreu ainda no local antes de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

há 42 minutos

Amazonas

Cubanos superam venezuelanos e lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez

Levantamento aponta crescimento acelerado das solicitações de cidadãos cubanos e revela mudanças no cenário migratório brasileiro.

há 43 minutos

Manaus

Governador Roberto Cidade inaugura nova ponte na Cidade Nova e amplia integração viária em Manaus

Estrutura de concreto armado liga núcleos do bairro e faz parte de programa estadual que prevê novas conexões viárias na capital.

há 56 minutos

Amazonas

Festival de Parintins 2026 ganha vitrine internacional no Aeroporto de Manaus com exposição, lounge e experiências

Os figurinos expostos reproduzem alguns dos personagens mais emblemáticos do Festival de Parintins. 

há 1 hora