Veja Mais

Veja Mais


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Unidade Móvel fará teste rápido de HIV/Aids em jovens e adolescentes em Manaus

O serviço é uma parceria entre a Semsa e ‘Viva Melhor Sabendo Jovem’ .

Por Hugo Guimarães

19/02/2016 às 16:59

Uma Unidade Móvel para o trabalho de prevenção e testagem rápida para HIV/Aids, juntamente com uma equipe de profissionais e insumos para o trabalho, serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atender adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos.

O serviço faz parte das ações do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, que conta com a parceria do Governo do Amazonas e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançado em Manaus na manhã desta sexta-feira, 19, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

PUBLICIDADE

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explicou que o projeto representa uma das ações resultantes do compromisso firmado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que em dezembro do ano passado assinou a chamada Declaração de Paris, movimento que pretende estimular as cidades do mundo inteiro a acelerar as ações e respostas de prevenção e controle do HIV/Aids.

“A Declaração de Paris foi assinada pela primeira vez pela prefeitura de Paris, no dia 1º de dezembro de 2014, marcando o Dia Internacional de Luta contra a Aids. A meta é que, até 2020, todas as cidades que assinaram a declaração consigam fazer com que 90% das pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; que 90% das pessoas que sabem que tem o HIV estejam recebendo tratamento antirretrovial; e destas, 90% em tratamento antirretrovial tendo carga viral indetectável”, destacou Homero de Miranda Leão Neto.

Seguindo as diretrizes do projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, a Unidade Móvel irá percorrer diferentes pontos da cidade onde for registrada maior concentração de jovens e adolescentes, como praças e colégios.

A chefe do Núcleo de Controle às DSTs/Aids e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Adriana Raquel Souza, adiantou que a partir de março será montado um cronograma para a realização das atividades da Unidade Móvel, com a previsão para duas ações a cada mês.
“A testagem rápida será por meio da coleta de fluído oral e o resultado do exame sai em trinta minutos, sendo que é realizado o pré e pós-aconselhamento com profissionais capacitados”, informou.

PUBLICIDADE

Além das ações desenvolvidas com a Unidade Móvel, o projeto Viva Melhor Sabendo Jovem tem como objetivo desenvolver ações de Educação em Saúde para a prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) entre adolescentes e jovens.

Para isso, 40 adolescentes e jovens inscritos no projeto foram capacitados sobre prevenção, abordando temas como redução de riscos, testagem, diagnósticos oportunos, adesão e tratamento.

A adolescente Tayla Castelo Branco, de 17 anos, participou da capacitação, e diz que o conhecimento obtido vai permitir a abordagem junto a outros adolescentes e jovens, multiplicando informações e orientando sobre a importância de prevenção ao HIV e da testagem rápida.

“Muitas pessoas ainda não têm consciência da importância da prevenção e o nosso objetivo é mudar essa realidade utilizando a mesma linguagem, de jovem para jovem, levando o serviço até esse público alvo”, afirma Tayla Branco.

A capital amazonense é a 5ª cidade a adotar o projeto, além de Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Belém.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Eleições 2026

Amom Mandel amplia patrimônio declarado em 424% entre as eleições de 2022 e 2026

Deputado federal declarou R$ 461,5 mil em bens à Justiça Eleitoral em 2026; patrimônio cresceu R$ 373,5 mil em quatro anos.

há 10 minutos

Manaus

Manaus inicia Campanha de Multivacinação 2026 para crianças e adolescentes na segunda-feira (3)

Ação da Prefeitura busca atualizar a caderneta de vacinação de menores de 15 anos e inclui nova dose de reforço contra a poliomielite.

há 12 minutos

Brasil

Brasil e Japão renovam isenção de visto para viagens de até 90 dias

Acordo foi prorrogado por mais três anos e permitirá que brasileiros e japoneses continuem viajando entre os dois países sem necessidade de visto para estadias de curta duração.

há 45 minutos

Brasil

Justiça Federal condena ex-senador Romero Jucá a quase 10 anos de prisão por receber propina da Odebrecht

Ex-senador de Roraima foi condenado por receber propina da Odebrecht disfarçada de doação eleitoral; defesa afirma que recorrerá da decisão.

há 46 minutos

Polícia

Homem é condenado por tráfico de drogas após investigação da Polícia Civil em Manaus

Josué Gomes da Silva foi preso em abril deste ano no bairro Vieiralves e recebeu pena de dois anos e quatro meses de reclusão.

há 1 hora