A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Política

Vereador sugere criação de aplicativo para combater a proliferação de focos do Aedes aegypti

O objetivo é alertar quais as áreas de risco do crescimento do mosquito para melhorar o combate.

Por Hugo Guimarães

28/12/2015 às 11:21

Preocupado com os rumos tomados pela Saúde Pública no país, em especial, em relação aos focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue e do vírus Zika. O vereador Marcelo Serafim, que é Mestre em Saúde Sociedade e Endemias da Amazônia, sugere a criação de um aplicativo para celular, com objetivo de alertar quais são as áreas de risco do crescimento do mosquito transmissor da doença.

PUBLICIDADE

O parlamentar sugere as prefeituras e estados que contratem um especialista em informática para desenvolver um “aplicativo” para IOS e Android, assim, a população poderá indicar onde estão os focos do mosquito.

“É algo simples, onde indicaríamos através da nossa localização, via celular, os focos de proliferação do mosquito utilizando as cores. Nas áreas com cores laranja e vermelho, por exemplo, a prefeitura e o estado intensificariam suas ações de combate, diminuindo assim a proliferação do mosquito e os riscos para a saúde pública. ”, explicou.

De acordo com Marcelo Serafim seria importante fazer ampla divulgação e sensibilização da população, através de uma campanha. “ O combate é uma ação simples e ao mesmo tempo difícil. Complicada porque a maioria dos focos estão dentro das casas e via de regra o brasileiro costumar ser relaxado, displicente e negligente nesse quesito. “, alertou.

Para o parlamentar estas ações de prevenção são fundamentais já que o vírus Zika é transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti, e há indícios da relação da infecção pelo Zika e o desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré – doença neurológica grave caracterizada pela inflamação dos nervos e fraqueza muscular – que em alguns casos pode ser fatal. Geralmente ela é diagnosticada após algumas semanas de uma infecção viral como dengue ou Zika Vírus, por exemplo.

“É gravíssimo, pois essa síndrome tem um custo elevadíssimo de tratamento e se tivermos uma “epidemia” no Brasil duvido da capacidade do nosso país para tratar seus doentes agravando, ainda mais, a situação da saúde pública, tendo em vista, que dois dos tratamentos recomendados: A Plasmaferese e a administração de altas doses de imunoglobulina são tratamentos de elevadíssimo custo hospitalar, os quais não caberão nos orçamentos dos estados e municípios brasileiros que estão se empenhando para tentar diminuir a proliferação do vírus.”, explicou Marcelo Serafim.


Fiscalização

Segundo Marcelo Serafim é importante que cada pessoa passe a verificar, semanalmente, se há focos de proliferação em sua residência de focos do mosquito transmissor da dengue e do vírus Zika. “Água parada é o inimigo e sabemos onde vamos encontra-la, em garrafas, jardins, vasos, pneus, calhas, entre outros pontos de proliferação. Fiscalizar é uma obrigação de todos e peço que cada morador de Manaus participe desta luta que não é apenas do poder público, mas de todos”, disse Marcelo Serafim que também é farmacêutico concursado do Hospital Universitário Getúlio Vargas e da Secretaria Municipal de Saúde.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro pede desculpas a Michelle e diz que vídeo foi publicado após tentativa de contato

Senador afirma que não quis ofender a ex-primeira-dama e diz que ela não respondeu às mensagens antes de divulgar críticas nas redes sociais

há 3 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro nega disputa com Flávio e faz apelo por união da direita para derrotar governo Lula

Ex-primeira-dama afirma que não guarda ressentimentos e diz que foco deve ser a união do campo conservador após divergências no PL.

há 3 minutos

Parintins 2026

Festa dos Visitantes mantém troca de alimentos por pulseiras nesta quinta-feira em Parintins

Campanha solidária segue até as 19h e garante acesso ao evento que abre a programação oficial do Festival de Parintins 2026

há 17 minutos

Mundo

Venezuela decreta estado de emergência após terremotos devastarem o país

Medida busca acelerar resgates, assistência humanitária e recuperação de áreas atingidas pelos tremores.

há 19 minutos

Polícia

Homem preso por matar o próprio filho é encontrado morto em presídio de Manaus

Detento respondia pelo assassinato de uma criança de três anos; causas da morte dentro da unidade prisional serão investigadas

há 37 minutos