Socializar práticas desenvolvidas em sala de aula que contribuíram para o processo ensino-aprendizagem foi o principal objetivo da realização do I Workshop de Socialização das Experiências Pedagógicas em Educação Infantil, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O encontro foi realizado, na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, São José I, zona Leste, reunindo os educadores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) V Leste I, que conta com 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
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Segundo a coordenadora de Educação Infantil da DDZ V, Luana Souza, durante o workshop houve uma divisão da participação das escolas para socializar seus trabalhos pedagógicos. As unidades Balbina Mestrinho, Flávio Emanuel do Espírito Santo Júnior, Dilsen Alves, Moacir Andrade e Madre Ana Rosa Gattorn expuseram suas atividades, enquanto os demais CMEIS apresentam seus trabalhos na Mostra Cultural de Atividades Artísticas e Jogos de Educação Infantil e Meio Ambiente (Jeima).
“A ideia é compartilhar as experiências significativas dos CMEIS como um todo. Nós sabemos que essas escolas desenvolvem trabalhos muito proveitosos. E como tivemos uma nova roupagem na Educação Infantil, resolvemos elaborar o workshop para socializar os bons resultados obtidos por essas unidades em suas comunidades”, declarou.
Com um total de 238 crianças, o CMEI Moacir Andrade apresentou o tema “Uma proposta educativa de educação infantil: o palco, as atrizes e os projetos pedagógicos”.
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“Pude mostrar nosso trabalho como um todo, ou seja, nossas propostas, as pessoas que fazem parte desse processo, como se dá o trabalho pedagógico com as crianças e o resultado em relação ao desenvolvimento pedagógico e sócio-educativo na escola”, disse a pedagoga Idelice Freitas. “Nossos projetos visam justamente isso, não só a interação social, mas o desenvolvimento em sua integralidade como parte da sociedade”, concluiu.
O CMEI Balbina Mestrinho fez a apresentação de quatro ações interdisciplinares: “Trilha da leitura”; “Patrimônio público escolar: é meu, é seu é nosso”; “Agenda ambiental”; e “Brasil de todas as cores”. Para professora e pedagoga da escola, Lívia de Holanda, o evento foi uma chance de mostrar o que os educadores vêm fazendo para dinamizar a educação em sala de aula.
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“A cada início de ano, nós fazemos o planejamento de todas as ações, trabalhando de forma interdisciplinar. Como, por exemplo, o projeto de educação fiscal, para o uso eficiente dos recursos da escola, com forte ligação com a agenda ambiental, mostrando que quem economiza contribui para o meio ambiente”, disse.